Carreira e mercado de trabalho

O caráter interdisciplinar do curso prepara o bacharel em Astronomia para diversas possibilidades de atuação.

As atividades práticas do curso, em laboratórios e observatórios, no desenvolvimento de projetos acadêmicos com orientação de docentes do IAG e em estágios habilitam o egresso a seguir na pós-graduação, e capacitam o profissional para atuar de forma multidisciplinar no desenvolvimento de projetos instrumentais e tecnológicos.

Por sua formação voltada para a formulação e resolução de problemas, o profissional também poderá obter colocações no mercado de trabalho na área de difusão científica (museus, planetários, ensino, jornalismo científico), na área de informática (tratamento e análise de imagens, bancos de dados, sistemas de automação e controle) ou em outras áreas que tais conhecimentos podem ser aplicados.

Durante a graduação, o IAG/USP oferece oportunidades de Iniciação Científica (desenvolvimento de projetos de pesquisas acadêmicas com a orientação de docente), com possibilidade de bolsas. Estágios (não-obrigatórios) podem ser realizados em observatórios, instituições e empresas relacionadas com desenvolvimento de tecnologia avançada.