Infraestrutura

A infraestrutura do Departamento de Astronomia do IAG/USP oferece boas condições para atividades didáticas e de pesquisa.

A estrutura computacional no IAG/USP inclui rede sem fio e sala pró-aluno, com computadores para alunos dos cursos de graduação. O Departamento de Astronomia também oferece laboratórios de informática próprios. Equipamentos para pesquisa incluem o cluster de 2034 processadores do Laboratório de Astroinformática, destinado a simulações numéricas em pesquisas.

As atividades do Departamento contam ainda com o Observatório do Campus (localizado na Cidade Universitária) e o Observatório Abrahão de Moraes (na cidade de Valinhos), além da Estação de Observação Remota do telescópio SOAR (instalado no Chile). Convênios possibilitam o uso de equipamentos e dados do Laboratório Nacional de Astrofísica e consórcios internacionais.

As aulas dos cursos de graduação e pós-graduação são realizadas em salas com internet e recursos para projeção. Os alunos de graduação também têm à disposição salas novas de Iniciação Científica com bancadas e armários. Os alunos de graduação e pós-graduação, assim como os pós-doutorandos, recebem espaço em salas do Departamento enquanto realizam suas pesquisas.

A biblioteca do IAG disponibiliza a estudantes e pesquisadores livros e periódicos de Astronomia e Astrofísica. Nas redes USP, podem ser acessados diversos títulos de periódicos eletrônicos.

Laboratório de Astroinformática, SOAR e Observatório do Campus