Livros e apostilas

A Astronomia é apresentada de forma didática em apostilas e livros produzidos por professores e pesquisadores do IAG.

Livros

Astrobiologia: uma ciência emergente

Disponível para Download (PDF, 11Mb)

O livro é uma introdução ao tema da astrobiologia e reúne textos de pesquisadores de diversas áreas científicas, que abordam desde a origem da vida, passando pelas luas de nosso Sistema Solar com possíveis condições de abrigar vida, até as viagens interestelares e os exoplanetas que foram descobertos nos últimos anos.

Fascínio do Universo

Diponível para Download  (PDF, 3.1Mb)

O livro foi editado pelo Prof. Dr. Augusto Damineli e pelo Prof. Dr. João Steiner como parte das comemorações do Ano Internacional da Astronomia (2009). Edições impressas de “Fascínio do Universo” foram distribuídas gratuitamente em escolas, e a edição digital pode ser copiada neste site.

O céu que nos envolve

Disponível para download (PDF, 88.4 Mb)

Editado pelo Prof. Dr. Enos Picazzio, o livro teve apoio do CNPq e oferece uma introdução à astronomia para educadores e iniciantes. Os capítulos foram escritos pelos professores Augusto Damineli, Eder Cassola Molina, Gastão B. Lima Neto, Jane Gregorio-Hetem, Roberto Costa, Vera Jatenco e Walter Maciel, além do jornalista especializado Ulisses Capozzoli.

Astrophysics of the Interstellar Medium - Walter J. Maciel (Springer, 2013)

The space between the stars contains a large diversity of objects in which physical processes occur that are fundamental to the structure and evolution of galaxies. This book offers the reader a basic knowledge of these processes and presents simple numeric estimates of the main quantities relevant to the interstellar medium. The main objects that constitute the interstellar space are described, but the emphasis of the book lies in the physical processes occurring in these objects, which may also occur in other astrophysical environments.

Fundamentos de evolução estelar, supernovas e objetos compactos - Jorge E. Horvath (Livraria da Física, 2011)

Este livro foi baseado no curso de Estrutura e Evolução Estelar ministrado pelo autor no IAG-USP. Procura expor a disciplina de forma integrada e abrangente, à maneira de um guia que enfatiza os elementos importantes e procura a forma de relacioná-los para atingir essa compreensão global.

Entre estrelas e galáxias - Sueli Viegas (Terceiro Nome, 2011)

Neste livro, segundo volume da coleção O jogo do Universo, a astrônoma Sueli Viegas desvenda alguns desses mistérios em linguagem acessível a jovens e leigos. O texto vem acompanhado por impactantes fotografias do Universo que revelam as formas e as cores de regiões de formação de estrelas, de encontros de galáxias, de buracos negros e muito mais.

ABCD da Astronomia e Astrofísica - Jorge E. Horvath (Livraria da Física, 2008)

O presente trabalho oferece uma visão atualizada de praticamente todas as áreas da astronomia, com especial ênfase na astrofísica estelar, cosmologia e a nascente astrobiologia.

No início dos tempos - Sueli Viegas (Terceiro Nome, 2009)

A formação do Universo é um tema cativante, mas, para a maioria das pessoas, permanece obscura e cercada de teorias inacessíveis. No Ano Internacional da Astronomia, a pesquisadora Sueli Viegas lança luz à questão com o livro No início dos tempos, primeiro título da coleção O jogo do Universo. O texto vem acompanhado pelas belíssimas ilustrações de Rubens Matuck.

A Via-Láctea: Nossa Ilha no Universo - Jacques R.D. Lépine (EDUSP, 2008)

A Via Láctea é uma espécie de ilha flutuante no Universo. Jacques Lépine parte dessa ideia e nos mostra como estrelas, gás e poeira compõem nossa ilha, separada de outras ilhas por imensos espaços vazios e, ao que tudo indica, nesse meio rico e caótico estão os registros de nossa origem.

No Coração das Galáxias - Sueli M.M. Viegas (EDUSP, 2007)

No Coração das Galáxias, escrito por Sueli M. M. Viegas, procura desvendar a astronomia para os leitores leigos. Em seu texto, a autora parte de situações cotidianas, através das quais apresenta experiências científicas clássicas e contemporâneas, de modo a que o leitor possa se familiarizar com seus pressupostos teórico-metodológicos.

Canonical Pertubation Theories - Sylvio Ferraz-Mello (Springer, 2007)

This book is the complete text on the subject including advanced topics in Hamiltonian Mechanics, Hori’s Theory, and the classical theories of Poincaré, von Zeipel-Brouwer, and Delaunay. Also covered are Kolmogorov’s frequency relocation method to avoid small divisors, the construction of action-angle variables for integrable systems, and a complete overview of some problems in Classical Mechanics.

Cosmologia Física - Jorge E. Horvath, Germán Lugones e Marcelo P. Allen (Livraria da Física, 2007)

Os autores deste livro pretendem contribuir com este texto ao estudo e esclarecimento dos fundamentos e novas descobertas do maior de todos os laboratórios existentes, o Universo. O livro é destinado a alunos de graduação e professores de ciências que queiram começar no estudo da Cosmologia.

Hidrodinâmica e Ventos Esterales: Uma Introdução - Walter J. Maciel (EDUSP, 2005)

Este livro tem como objetivo sanar, ainda que parcialmente, a deficiência de conhecimentos básicos de hidrodinâmica entre os estudantes de astrofísica. Não tem a pretensão de ser um curso completo de hidrodinâamica, suas aplicações astrofísicas, ou de ventos estelares, mas apenas uma introdução a este importante aspecto da evolução estelar. O texto corresponde às notas de aulas de parte do curso de pós-graduação sobre ventos estelares ministrado há mais de 15 anos junto ao Departamento de Astronomia do IAG/USP.

Introdução à Cosmologia - Ronaldo E. de Souza (EDUSP, 2004)

Esta obra baseia-se no curso de "Introdução à Cosmologia". Trata-se de um material acessível aos alunos que estão concluindo o segundo ano do curso de física, ou àqueles dos cursos de habilitação em Astronomia. A maior parte das deduções é apresentada de forma heurística, enfatizando as aplicações das teorias de física moderna no estudo de cosmologia. E no final de cada capítulo as referências bibliográficas indicam estudos detalhados de forma mais rigorosa.

Descobrindo o Universo - Sueli M.M. Viegas e Fabíola de Oliveira (Eds.) (EDUSP, 2004)

Descobrindo o Universo é constituído por artigos escritos por membros do NExGal sobre assuntos de suas pesquisas atuais. A escolha ficou a cargo dos próprios pesquisadores. Os artigos refletem as várias linhas de pesquisa, que se inserem no projeto geral do Núcleo, cobrindo os problemas da astrofísica, desde a cosmologia até as estrelas, para podermos retraçar a evolução do Universo.

Hubble, a Expansão do Universo - Augusto Damineli (Ed. Odysseus, 2003)

Augusto Damineli, conta a surpreendente descoberta da expansão do Universo, e a vida e personalidade, igualmente expansivas, do astrônomo americano Edwin Hubble. Em sua empreitada , o próprio Hubble foi surpreendido. Contatou não apenas que o universo é formado por inúmeras galáxias, mas que elas se afastam uma das outras. Sua descoberta ampliou vertiginosamente a nossa percepção do Cosmos.

Astrofísica do Meio Interestelar - Walter J. Maciel (EDUSP, 2002)

O texto deste livro baseia-se em notas de aulas do curso de pós-graduação sobre o meio interestelar ministrado há cerca de vinte anos junto ao Departamento de Astronomia do IAG/USP. A parte essencial do curso está contida nos capítulos 2 a 11, onde são discutidos os principais processos físicos envolvidos. Não existe - ainda - uma Teoria Geral para o meio interestelar, de modo que vários processos representam problemas atuais dessa área de pesquisa, para os quais as respostas estão sendo procuradas.

Astronomia: Uma Visão Geral do Universo - Amâncio C. S. Friaça, Elisabete Dal Pino, Laerte Sodré Jr.,
Vera Jatenco-Pereira (Eds.) (EDUSP, 2000)

Este livro foi elaborado a partir de textos inicialmente preparados para o curso de extensão universitária Astronomia: Uma Visão Geral, oferecido pelo Departamento de Astronomia do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, direcionado especificamente a professores do ensino secundário e que objetiva oferecer-lhes uma visão geral e correta dos conceitos fundamentais dessa área da ciência.

Introdução à Estrutura e Evolução Estelar - Walter J. Maciel (EDUSP, 1999)

Este livro procura descrever os principais processos físicos envolvidos no estudo da estrutura e evolução das estrelas. Seu objetivo é proporcionar ao leitor um conhecimento básico destes processos e, ao mesmo tempo, obter estimativas numéricas das principais quantidades relevantes a partir de princípios físicos elementares. Com esse objetivo, o livro pode ser usado em cursos de graduação avançados e início da pós-graduação por estudantes de Ciências Exatas, em particular de física e matemática, ou ainda por leitores interessados em astrofísica estelar em geral, com uma formação adequada em física e matemática.

Conceitos de Astronomia - Roberto Boczko (Ed. Edgard Blücher 1984)

A obra tem a finalidade de apresentar de forma clara, e sem utilização de conhecimentos profundos de matemática, conceitos básicos da Astronomia que estuda a posição dos astros. Além de poder ser usado em cursos iniciais de Astronomia, o livro pode ser recomendado para astrônomos amadores que queiram aprofundar seus conhecimentos na ciência que talvez tenha sido a que mais exigiu o aperfeiçoamento conjunto do intelecto humano e da tecnologia.

Apostilas e cursos

Estrutura e Evolução Estelar
Curso de Pós-Graduação ministrado pelo Prof. Eduardo Janot Pacheco

Texto para graduandos preparado pelo Prof. Sylvio Ferraz Mello

Curso ministrado na graduação pelo Prof. Antônio Mário Magalhães

Curso de pós-graduação ministrado pelos profs. Gastão Bierrenbach Lima Neto e Ronaldo E. de Souza

Apostila do curso de graduação ministrado pelo Prof. Gastão B. Lima Neto.