Pergunte a um Astrônomo

Érico Percy
Cidade :
Teresina
Pergunta
O planeta-anão 2003 EL61 (Haumea), localizado no cinturão de Kuiper possui alguma possibilidade de se chocar com a Terra?
Resposta
O planetóide Haumea foi descoberto em 2004 e já teve sua órbita calculada. Ele é um objeto típico do cinturão de Kuiper, o cinturão externo do Sistema Solar localizado além da órbita de Netuno, e tem órbita elíptica bem elongada em tudo análoga às dos demais planetas anões já descobertos naquela região como Plutão, Eris, Sedna ou Makemake. No caso de Haumea, seu afélio (ponto mais distante do Sol) é de 51 unidades astronômicas (UA) e seu periélio de 35 UA. Uma UA é, por definição, a distância média Terra - Sol e equivale a cerca de 150 milhões de quilômetros. Em outras palavras, ele está sempre mais distante da Terra do que está Netuno. A grande distância que separa Haumea e os demais planetas anões dos planetas gigantes gasosos descarta qualquer possibilidade de interação gravitacional que venha a perturbar suas órbitas, movendo-os para o sistema solar interno. Como curiosidade, Haumea tem dois pequenos satélites que foram batizados de Hiiaka e Namaka.