Pergunte a um Astrônomo

José Henrique
Cidade :
Goiânia
Pergunta
Podem existir planetas em torno do Sol que estejam em órbitas com velocidades e trajetórias tais que sempre fiquem atrás do Sol e nós nunca os vemos?
Resposta
Não existem planetas que estejam permanentemente ocultos atrás do Sol. Se eles existissem, seria possível detectar a sua presença pela influência gravitacional dos mesmos sobre os planetas conhecidos. Foi através da influência de corpos então desconhecidos sobre as órbitas de Júpiter e Saturno que os planetas Urano e Netuno foram descobertos. Se um planeta assim existisse, seria relativamente fácil detectá-lo, mesmo sem vê-lo diretamente. Além disso, nunca é demais lembrar que já enviamos sondas automáticas que foram muito mais longe que a órbita da Terra, a sonda Cassini por exemplo foi até Saturno. E a nave Voyager fez imagens do sistema solar interior quando estava além da órbita de Saturno, sem detectar corpos adicionais aos que já eram conhecidos. Onde provavelmente existem corpos ainda desconhecidos é no chamado Cinturão de Kuiper, ou Cinturão Transnetuniano. Nesta região encontram-se os planetas-anões como Plutão, Eris, Sedna e outros; talvez aí ainda existam outros corpos do porte dos planetas anões a ser descobertos.