Pergunte a um Astrônomo

Quimie Kamiyama
Cidade :
São Paulo
Pergunta
O que é o Grande Atrator ? Assim como ele atrai o Grupo Local de galáxias, os aglomerados de galáxias que se situam além do mesmo também são atraídos ? Qual seu papel na expansão do Universo?
Resposta
O chamado "Grande Atrator" é uma grande concentração de massa localizada a aproximadamente 250 milhões de anos-luz de nossa galáxia, na direção das constelações de Hydra e Centauro e que, como o nome diz, exerce atração gravitacional sobre uma grande região do universo local, incluindo o Grupo Local de galáxias. Ele foi descoberto em 1987 através do estudo dos movimentos dos aglomerados de galáxias mais próximos da nossa. A região em que o mesmo está é difícil de ser observada por telescópios porque está mais ou menos na linha de visada do disco de nossa galáxia e a poeira e estrelas da própria Via Láctea atrapalham a observação de objetos remotos. Sabe-se porém que o Grande Atrator é uma concentração difusa porém muito extensa de galáxias, sendo que o aglomerado de galáxias Abell 3627 marca seu centro aproximado. Ainda que essa atração gravitacional seja importante para o universo local, ela não desempenha nenhum papel na expansão do universo como um todo.