Pergunte a um astrônomo

Você tem curiosidades sobre Astronomia? Envie sua pergunta a um astrônomo profissional utilizando nosso formulário. As perguntas respondidas podem ser consultadas abaixo:

Movimentos, marés, eclipses, calendários, auroras, o futuro da Terra.

Em determinadas fases da Lua é possível observá-la durante o dia. Mas se no Brasil é dia e no Japão é noite, como é possível observá-la aqui e lá simultaneamente?
As datas do mês de março caem exatamente nos mesmos dias da semana que em fevereiro. Nos outros meses isso não ocorre. Por que e com que frequência isso ocorre?
A Terra vai acabar um dia? Nós conseguiremos viver em outros planetas ou galáxias?
Qual é o movimento diurno da Lua? Por que ela às vezes está no leste e às vezes está no oeste no início da noite?
A Lua, desde a sua formação, está se distanciando da Terra?
Se a Terra fosse menor, as marés seriam maiores ou menores?
Se as estrelas emitem luz e nós as enxergamos da Terra, por que o espaço é escuro?
É correta a informação de que a Lua estava mais próxima da Terra dia 23 de junho de 2013? O que é Super Lua?
Em que dia do ano o sol nasce exatamente no leste e se põe no oeste? Em que dia e local o sol ao meio dia verdadeiro não produz sombra nos corpos na Terra?
Toda vez em que olhamos para a Lua vemos a mesma face da mesma. Por que?
Como funcionam os satélites geoestacionários?
Na interação gravitacional da Terra com a Lua existe o fenômeno de fricção de maré? Caso exista, esse fenômeno aquece o centro da Lua?
Gostaria de saber em que segundo um dia termina e em que segundo o dia seguinte começa.
Fenômenos o grande tsunami ocorrido nas proximidades do japão em 2011 ou o que ocorreu no Oceano Índico em 2004 alteram a inclinação do eixo da Terra? Essas alterações afetam as datas dos solstícios e dos equinócios?
O que aconteceria caso o sol deixasse de brilhar?
É possível que a Terra tenha mais luas ?
Quantos dias um astronauta demora para chegar à Lua?
O aparecimento de auroras boreais e austrais pode indicar uma falha na proteção geomagnética local, havendo portanto maior incidência de radiação ionizante ?
O que é um relógio analêmico? há como montá-lo de forma simples?
O homem foi mesmo à Lua em 1969?

O Sol, planetas, satélites, cometas, asteróides, meteoros. A origem e evolução do sistema solar. Exploração dos planetas e satélites.

Pergunta
O planeta X ( Hercobulus , Nibiru ) é real? Se existe, poderá futuramente ser observado com telescópio ?
Qual é o tempo de vida do Sol?
Por que Plutão tem tantas luas? Ele não é muito pequeno (astronomicamente) para atrair tantos objetos para perto dele?
Qual a distância entre cada planeta e a Terra?
Os planetas gigantes gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) não possuem nenhum núcleo rochoso? São só aglomerados de gás?
O que difere asteróides de meteoróides?
É possível comprovar observacionalmente que as órbitas planetárias são elipses, ou seja, a primeira Lei de Kepler? Como proceder para fazê-lo?
O planeta-anão 2003 EL61 (Haumea), localizado no cinturão de Kuiper possui alguma possibilidade de se chocar com a Terra?
Por que Plutão deixou de ser Planeta ?
A queda de um asteróide na Rússia em fevereiro de 2013 tem a ver com o meteoro que caiu em Tunguska, Rússia, em 1908?
Existe realmente a estrela Nêmesis, responsável pelas grandes extinções em massa na história do planeta terra?
De que são formados os anéis de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno?
Qual foi a maior distância da Terra que um astronauta chegou?
Como os planetas se movem?
Podem existir planetas em torno do Sol que estejam em órbitas com velocidades e trajetórias tais que sempre fiquem atrás do Sol e nós nunca os vemos?
Qual a diferença entre asteroides e cometas?
Como foram descobertos os planetas Urano e Netuno já que eles não são visíveis a olho nu?
Se o brilho de um planeta não oscila, diferente das estrelas, por que a luz do planeta Vênus pisca?
Estão dizendo que a sonda Voyager 1 já saiu do sistema solar. Então significa que já ultrapassou a Nuvem de Oort ?
É possível a Terra sair de sua órbita? Se ela saísse e se aproximasse de Júpiter, o que aconteceria?

Tipos, características e evolução, nebulosas, buracos negros. Planetas extrassolares.

Pergunta
Quais os materiais que formam uma estrela?
No final do ciclo evolutivo de uma estrela, qual o fator principal que determina seu destino final: anã branca, estrela de nêutrons ou buraco negro?
Como ocorre a formação dos sistemas planetários?
Existe vida em outros planetas?
Do que são constituidas as estrelas ?
Todos os elementos químicos da Tabela Periódica são produzidos nas estrelas ou apenas alguns deles?
O que é um pulsar? Qual o mecanismo que faz ele emitir pulsos de rádiofrequência?
Um buraco negro ou um quasar evolui para alguma para alguma outro objeto astronômico?
Pode-se afirmar que todas estrelas deformam o espaço-tempo? Esse efeito é igual para qualquer estrela? Como isso foi descoberto?
É possível que na orbita de uma estrela supergigante existam planetas na zona habitável? Nesses planetas pode haver vida?
O que faz um pulsar girar? Quais são as forças envolvidas?
É possível formar novos elementos químicos além dos que já conhecemos dentro de estrelas supermassivas ?
O que são Buracos Negros?
Qual a forma de um buraco negro ? Esférico ? Plano ?
Uma estrela de quarks pode se compactar mais e virar um buraco negro?
Qual a diferença entre as Supernovas tipo Ia, Ib e Ic?
Depois que o nosso Sol queimar todo o Hidrogênio de seu núcleo daqui a 4 ou 5 bilhões de anos, quanto tempo ele demora para virar uma gigante vermelha?
Qual e a velocidade aproximada de rotação de Achernar na constelação de Erídano. E se sabe o motivo dessa estrela ter essa velocidade.
Recentemente descobri um site que vende o direito de nomear uma estrela, uma cratera num planeta ou também um planeta! Estes nomes serão catalogados? Isso realmente será oficial?
Por que o conhecimento da temperatura do núcleo de uma estrela é tão importante para determinar quais reações nucleares podem ali ocorrer?

A Via Láctea, os tipos e características das galáxias e dos aglomerados de galáxias.

Pergunta
Qual a estimativa para o número de planetas na nossa galáxia, a Via Láctea? E destes, qual a fração de planetas habitáveis?
Se um buraco negro é uma singularidade com densidade infinita e gravidade tão forte que nem mesmo a luz escapa, como um quasar emite luz?
Por que as galáxias são de diferentes tipos e formatos?
Qual a quantidade estimada de galáxias no Universo e de estrelas na Via Láctea?
A emissão energética da nossa galáxia é da ordem 10^11 (centenas de bilhões) de vezes a luminosidade solar. Quais são as frações dessa energia total emitidas pelo bojo, disco e halo?
É possível estimar o quanto conhecemos da nossa Via-Láctea em porcentagem? E do universo? E que critérios são usados para conhecer essa "área que conhecemos"?
Qual a espessura do disco de nossa galáxia e qual seria este valor para a galáxia de Andrômeda?
O que é o Grande Atrator ? Assim como ele atrai o Grupo Local de galáxias, os aglomerados de galáxias que se situam além do mesmo também são atraídos ? Qual seu papel na expansão do Universo?
O que é matéria escura?
Matéria escura e energia escura são a mesma coisa?
O que são as Bolhas de Fermi detectadas na Via Láctea?
É verdade que a Via Láctea e Andrômeda vão se chocar? Daqui a quanto tempo isso vai acontecer?
Caso dois buracos negros supermassivos colidissem, isso perturbaria a estrutura do espaço-tempo ao redor do evento? Caso houvesse um quasar que fosse alimentado por um desses buracos negros que se colidiram ele poderia aumentar o grau de perturbação deste evento caso entrasse no horizonte de evento do buraco negro originado?
Por que o material que forma braços espirais da Via Láctea e das outras galáxias espirais são achatados? Todas as galáxias não deveriam ter uma morfologia elíptica, visto que a gravidade atrai para o centro?
Li uma reportagem sobre os "Pilares da Criação", que dizia que eles foram destruídos por uma explosão de supernova e não existem mais. Porém, li também no site Wikipedia que "há ainda outra teoria defendida por outros astrônomos, que argumentam que esta explosão de supernova apenas produziria um aumento na emissão de rádio e raios-X. Gostaria de saber se as duas interpretações estão corretas.
O que é lente gravitacional e o que a provoca?
Como as nebulosas como a de Órion nascem? Nasce estrelas todo dia lá? Um dia a nebulosa vai acabar?
Se a postulação da matéria escura é necessária para se justificar a constatação dos efeitos de uma força gravitacional extra além daquelas decorrentes das matérias observáveis como, por exemplo, no centro das galáxias espirais, por que não bastaria , da matéria escura, a hipótese de que os corpos centrais das galáxias sejam mais massivos do que se supõe? Como se pode ter tanta certeza do valor da massa de Sagitarius A? Não pode haver um quasar no núcleo de Sagitarius A?
Quais são as diferenças entre um Quasar e um Buraco Negro?
Como se sabe o formato da Via Láctea e como se sabe nossa posição dentro dela?

Surgimento, evolução, estrutura em larga escala.

Pergunta
Na história do Universo desde o Big-Bang, a nossa galáxia é mais nova (próxima ao Big-Bang) ou antiga mais perto do fim da expansão no vazio?
Se um objeto está a 13 bilhões de anos-luz de nós, quanto tempo levou para que ele atingisse essa distância considerando considerando que o Universo está em expansão e a velocidade da luz não é infinita? Qual a idade do universo e o que é o Big-Bang?
Caso fosse possível construir um telescópio infinitamente potente poderíamos ver o Big-Bang? Poderiamos ver a luz da nossa própria galáxia emitida num passado remoto devido à curvatura dos raios de luz? A velocidade do pensamento é superior à da luz?
Se o Universo na origem, no Big Bang, era um ponto de densidade infinita e ao menos supostamente homogêneo, como se formaram as grandes estruturas?
Qual a teoria da gravitação mais aceita pela ciência, a clássica, formulada por Isaac Newton, ou a relativística, formulada por Albert Einstein?
O que são Universos Paralelos?
É possível ver o início do Universo, ou seja, galáxias se formando logo após o big-bang?
Se realmente existirem multiversos e se nós pudermos sair do nosso universo, os buracos negros poderiam ser como uma escotilha de acesso?
Existe um "final" do Universo? Ou seja, se percorrermos toda a extensão do Universo, pode existir algum fim?
A radiação cósmica de fundo é homogênea? Por que? O que é o "problema do horizonte"?
O que são cordas cósmicas? Elas já foram observadas?
Existem evidências concretas sobre a existência das pontes de Einstein-Rosen?
Como surgiu o universo?
Qual é a galáxia mais antiga já encontrada?
A Teia Cósmica realmente existe? De que ela se compõe? Quantos super aglomerados de galáxias já foram detectados?
Qual a velocidade de expansão do universo? Esta muito abaixo da velocidade da luz? Como o tamanho universo pode ter só de 12 a 14 bilhões de anos luz se não estamos na velocidade da luz? Para chegar a tal tamanho não precisaria de muitos mais bilhões de anos? Como chegou a tal tamanho( 12/14 bilhoes de anos luz)? Em pouco tempo(12/14 bilhões de anos?
Qual é a forma do universo?
Qual foi a maior descoberta da astronomia até hoje?
Qual a diferença entre Astronomia e Cosmologia
Como a lei de Hubble foi estabelecida, ou seja, que dados e métodos foram utilizados para estimar as distâncias e velocidades das galáxias. Com qual velocidade uma galáxia situada, por exemplo, a 120 Mpc daqui se afasta?

Telescópios e técnicas de observação.

Pergunta
Gostaria de saber se é possível eu ver uma supernova com um bom telescópio doméstico.
Todos os astros têm sua própria luz? Por que não conseguimos ver as estrelas durante o dia?
Recentemente comprei um telescópio e gostaria de saber aonde posso encontrar um calendário de eventos astronômicos interessantes de serem observados, como cometas, chuvas de meteoros, etc.
O que determina se um corpo reflete ou emite luz?
As imagens de corpos celestes vistas na internet ou na imprensa têm sempre um colorido e luminosidade impressionantes. Essas cores são reais? Se estivéssemos vendo através de um telescópio seria assim que as veríamos?
Como posso construir um bom telescópio caseiro passo-a-passo?
Sob um céu limpo e estrelado, é possível enxergar a Via Láctea a olho nu de dentro de um perímetro urbano?
Qual telescópio surgiu primeiro: O refrator ou o refletor? Quem os inventou?
Em quais situações é melhor se utilizar um telescópio refrator que um refletor? Por que? Onde se situam os maiores/melhores telescópios refratores do mundo?
As imagens obtidas de satélites são realmente as que vêm do telescópio ou as mesmas têm processamento prévio?
Com um telescópio de 60 milímetros de abertura é possível ver planetas ou galáxias?
Quais os melhores livros nacionais de Astronomia?
Se estivéssemos num planeta em torno de outra estrela veríamos as mesmas estrela que vemos aqui da terra? E em outra galáxia?
Como posso localizar e identificar os astros na minha cidade?
Por que é possível ver Vênus e a Lua (algumas vezes) durante o dia?
Qual é o melhor telescópio para enxergar os planetas e qual é o melhor para enxergar outras galáxias?
Algumas vezes é possível ver algumas tonalidades de vermelho da nebulosa de Órion a olho nu, mas só quando ela esta bem perto do horizonte. Como isso é possível?
A Estrela Polar pode ser vista pelos estados com território acima da linha do equador como Amapá e Roraima? Para o hemisfério sul existe uma estrela análoga que possa ser usada como referência para localização do ponto cardeal sul?
Uma emissão de raios gama também sofre desvio "para o vermelho" enquanto viaja até nós?
Existem locais melhores de observação além de locais sem poluição luminosa? Diferentes latitudes como próximo à linha do Equador ou nos trópicos são melhores?

Como ingressar, natureza do trabalho, oportunidades.

Pergunta
É possível uma pessoa que não goste de física trabalhar em astronomia?
A área da astronomia no Brasil é promissora? Há bom campo de trabalho?
Se eu me formar em astronomia, onde poderia trabalhar e quais atividades eu poderia exercer?
Eu gostaria de fazer um curso de Astrofísica. Tal carreira existe aqui no Brasil?
Qual curso devo fazer? a) Bacharelado em Astronomia; b) Bacharelado em Física com habilitação em Astronomia.
Qual é a base salarial de um astrônomo aqui no Brasil, desde os estágios durante a faculdade e depois de formado, com graduação, mestrado ou doutorado? Como basicamente o trabalho é dentro das universidades e nos observatórios?
Como faço para cursar astronomia na USP ? Quais são as regras de ingresso?
Caso eu optar pelo curso de bacharelado em Física, posso fazer pós graduação em Astrofísica? Fiquei com duvida pois agora tem o bacharelado em Astronomia.
Sei que um curso de graduação em astronomia costuma ser em horário integral. É possível estudar em meio período, por exemplo, de manhã para quem trabalha a tarde?
Existem cursos de astronomia online ?
Eu amo física e acho muito interessante e curioso estudar astronomia. Você acha que o amor a uma matéria e a curiosidade sobre astronomia são bons motivos para tentar fazer o curso?
Existem cursos de graduação em Astrofísica, Astrobiologia e Cosmologia na USP?
Como é o trabalho de um astrônomo? Vocês astrônomos ficam várias horas do dia no telescópio?  Trabalham por quantas horas por semana?  Dão muitas palestras dentro e fora do Brasil? Na faculdade de astronomia os estudantes aprendem a montar e ver como funcionam os telescópios? É normal um astrônomo descobrir alguma coisa ou é muito difícil e raro algum astrônomo consegui descobrir algo?
Estou cursando engenharia e sou fascinado por astronomia Gostaria de saber se é possível eu fazer uma pós-graduação em área voltada para astronomia.
Eu posso fazer engenharia física e, depois, mestrado e doutorado em astronomia e fazer pesquisas e dar aulas de astronomia? E se for outra engenharia?
Gostaria de saber qual área da Astronomia é a mais proeminente hoje? Gostaria de saber também se ainda existe muito trabalho a se fazer observacionalmente, e quais áreas da Astronomia utilizam mais desse recurso?
Existem astroquímicos no Brasil? Li em um site que existem 3 áreas da astroquímica, entre elas a Astroquímica experimental que faz verificação, por meio de experiências laboratoriais, de questões sobre a ocorrência, a constituição e a sobrevida de moléculas em determinados meios. Como eles fazem essas experiências laboratoriais? Um astrônomo pode ser um astrofísico teórico e astroquímico experimental?
A astronomia é importante/essencial para os seres humanos? Por que?
Quais as melhores instituições que ofertam mestrado e doutorado em astrofísica?
Se eu fizer minha graduação em física pela internet (como Veduca ou Coursera por exemplo), posso fazer minha pós-graduação em astronomia na USP, se sim, como?