Pergunte a um astrônomo

Você tem curiosidades sobre Astronomia? Envie sua pergunta a um astrônomo profissional utilizando nosso formulário. As perguntas respondidas podem ser consultadas abaixo:

Perguntas Respondidas
O planeta X ( Hercobulus , Nibiru ) é real? Se existe, poderá futuramente ser observado com telescópio ?
Qual é o tempo de vida do Sol?
Gostaria de saber se é possível eu ver uma supernova com um bom telescópio doméstico.
Por que Plutão tem tantas luas? Ele não é muito pequeno (astronomicamente) para atrair tantos objetos para perto dele?
Qual a distância entre cada planeta e a Terra?
Todos os astros têm sua própria luz? Por que não conseguimos ver as estrelas durante o dia?
Quais os materiais que formam uma estrela?
Na história do Universo desde o Big-Bang, a nossa galáxia é mais nova (próxima ao Big-Bang) ou antiga mais perto do fim da expansão no vazio?
Recentemente comprei um telescópio e gostaria de saber aonde posso encontrar um calendário de eventos astronômicos interessantes de serem observados, como cometas, chuvas de meteoros, etc.
Os planetas gigantes gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) não possuem nenhum núcleo rochoso? São só aglomerados de gás?
Qual a estimativa para o número de planetas na nossa galáxia, a Via Láctea? E destes, qual a fração de planetas habitáveis?
O que difere asteróides de meteoróides?
Em determinadas fases da Lua é possível observá-la durante o dia. Mas se no Brasil é dia e no Japão é noite, como é possível observá-la aqui e lá simultaneamente?
As datas do mês de março caem exatamente nos mesmos dias da semana que em fevereiro. Nos outros meses isso não ocorre. Por que e com que frequência isso ocorre?
É possível comprovar observacionalmente que as órbitas planetárias são elipses, ou seja, a primeira Lei de Kepler? Como proceder para fazê-lo?
O planeta-anão 2003 EL61 (Haumea), localizado no cinturão de Kuiper possui alguma possibilidade de se chocar com a Terra?
No final do ciclo evolutivo de uma estrela, qual o fator principal que determina seu destino final: anã branca, estrela de nêutrons ou buraco negro?
O que determina se um corpo reflete ou emite luz?
Se um objeto está a 13 bilhões de anos-luz de nós, quanto tempo levou para que ele atingisse essa distância considerando considerando que o Universo está em expansão e a velocidade da luz não é infinita? Qual a idade do universo e o que é o Big-Bang?
Como ocorre a formação dos sistemas planetários?
Por que Plutão deixou de ser Planeta ?
Se um buraco negro é uma singularidade com densidade infinita e gravidade tão forte que nem mesmo a luz escapa, como um quasar emite luz?
A queda de um asteróide na Rússia em fevereiro de 2013 tem a ver com o meteoro que caiu em Tunguska, Rússia, em 1908?
Existe realmente a estrela Nêmesis, responsável pelas grandes extinções em massa na história do planeta terra?
De que são formados os anéis de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno?
Existe vida em outros planetas?
A Terra vai acabar um dia? Nós conseguiremos viver em outros planetas ou galáxias?
Qual é o movimento diurno da Lua? Por que ela às vezes está no leste e às vezes está no oeste no início da noite?
Do que são constituidas as estrelas ?
Caso fosse possível construir um telescópio infinitamente potente poderíamos ver o Big-Bang? Poderiamos ver a luz da nossa própria galáxia emitida num passado remoto devido à curvatura dos raios de luz? A velocidade do pensamento é superior à da luz?