Difusão da Informação do tempo na Cidade Universitária

Coordenador do projeto: Prof. Dr. Humberto Ribeiro da Rocha

A Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (CUASO) no Butantã, São Paulo, é o maior campus da USP e hoje dispõe de informações do tempo meteorológico, com termômetros e higrômetros dispostos em vários locais distribuídos espacialmente. Esta informação tem o grande potencial de instruir a comunidade uspiana como (i) ocorrem expressivas diferenças de temperatura e umidade do ar, conforme a localização dentro da CUASO , (ii) está a condição meteorológica a qualquer instante e "in locu". Estas informações poderão ser mais bem utilizadas e aproveitadas, na medida em que integrem-se no cotidiano de busca de dados do cidadão que utiliza a CUASO. São informações que precisam ser interpretadas corretamente, uma vez que os equipamentos podem não ter desempenho adequado, as fontes de calor e umidade influenciam muito o valor da medida, e podem não necessariamente expressar as condições médias do ambiente de circulação do transeunte. A correta e ampla utilização da informação contribuirá para o cidadão identificar áreas de amenização de temperatura, as áreas mais adequadas para as práticas esportivas e lazer, e a atualização da informação no dia a dia conforme a variabilidade do tempo meteorológico.
Os bolsistas deste projeto irão comparar os TP (Termo-higrômetros para o Público) com instrumentos de referência para avaliarem se aqueles equipamentos tem funcionamento satisfatório. Além disso, os bolsistas deverão promover a difusão da informação desta rede de TP à comunidade Uspiana e aos usuários eventuais da CUASO, como esportistas e participantes de eventos da comunidade em geral, de forma mais bem elaborada, tecnicamente correta, e com outras informações associadas ao tema.
Para melhor aproveitamento das atividades, sugere-se que os bolsistas sejam alunos que cursam ou já cursaram a disciplina 'ACA221-Instrumentos meteorológicos e métodos de observação', obrigatória no curso de Bacharelado em Meteorologia, para que tenham arcabouço técnico suficiente para conduzirem a busca de informações de forma correta.