Tire suas dúvidas: matrícula para aprovados em Astronomia

  • O que é Astronomia?

    A Astronomia estuda os corpos celestes utilizando os conhecimentos científicos disponíveis.
    Com algumas exceções – a Lua e alguns planetas do Sistema Solar –, os astros só podem ser estudados por meio da luz que nos enviam na forma de micro-ondas, ondas de rádio, radiação infravermelha, luz visível, luz ultravioleta, raios X e raios Gama.
    Aplicando a essas informações conhecimentos de Física, Matemática e Química, astrônomos conseguem elaborar os modelos e as teorias que procuram explicar os comportamentos, as estruturas físicas e as composições químicas desses e de outros astros no Universo.

  • Como é o curso de Astronomia?

    A graduação em Astronomia é um curso com fortes componentes de Física, Cálculo e Geometria Analítica. As disciplinas específicas de Astronomia são introduzidas desde o primeiro semestre do curso, aumentando progressivamente o nível de complexidade. O currículo oferece flexibilidade na medida em que cada aluno escolhe suas disciplinas optativas eletivas de acordo com seus interesses. As aulas são oferecidas no próprio IAG e também em outras unidades da USP, como o Instituto de Física e o Instituto de Matemática e Estatística.
    Algumas atividades desenvolvidas incluem também viagens didáticas e seminários semanais.

  • Qual é o horário das aulas?

    As aulas do curso de Astronomia são oferecidas no período diurno. Além das disciplinas obrigatórias, o aluno também deve cursar optativas eletivas, cujo horário de oferecimento pode variar.

  • Quantos anos dura o curso?

    O curso tem duração ideal de oito semestres e deve ser concluído em no máximo 14 semestres. É importante saber que astrônomos que atuam em universidades e centros de pesquisa geralmente realizam pós-graduação antes de ingressarem no mercado de trabalho.

  • As aulas são difíceis?

    Desde o início do curso, o aluno de Astronomia deve cursar disciplinas com conteúdos de Física e Cálculo. Essas disciplinas exigem dedicação dos alunos, tanto em frequência como em estudos fora do horário das aulas. Os professores e colegas do IAG podem dar apoio, e grupos de estudos são incentivados.

  • Dá para trabalhar enquanto eu estudo Astronomia?

    Nesses casos, é preciso conciliar o trabalho com os horários de aulas (que acontecem no período diurno) e também de estudo. O IAG incentiva que os estudantes participem de projetos de Iniciação Científica, que oferecem bolsas, e também estágios em instituições especializadas.

  • Existem estágios na área de Astronomia?

    Muitos dos nossos estudantes de Astronomia participam de projetos de Iniciação Científica, em que realizam pesquisas sob a orientação de professores do IAG e recebem bolsas de estudos. Aos que estão mais interessados em estágios fora da USP, é possível desenvolver atividades nos setores computacional, instrumental, espacial, educacional, entre outros.

  • O que faz o astrônomo?

    O astrônomo é o profissional que aplica conhecimentos de Física, Matemática e Química para observar os corpos celestes, analisar os dados obtidos e elaborar modelos sobre seus comportamentos. Seu trabalho é desenvolvido em universidades, centros de pesquisa, empresas de tecnologia avançada e órgãos de difusão científica.
    O curso de Astronomia do IAG tem caráter interdisciplinar e possibilita diversas áreas de atuação, seja em Astronomia ou tecnologia e computação, por exemplo.
    É importante saber que astrônomos que atuam em universidades e centros de pesquisa geralmente realizam pós-graduação antes de ingressarem no mercado de trabalho.

  • Como é o mercado profissional para o astrônomo?

    O número de vagas oferecidas anualmente no curso de Astronomia é considerado adequado para o mercado de trabalho atual. A Astronomia é um campo em crescimento nas universidades brasileiras e centros de pesquisa, e os astrônomos também podem atuar em áreas de tecnologia e computação.
    É importante saber que astrônomos que atuam em universidades e centros de pesquisa geralmente realizam pós-graduação antes de ingressarem no mercado de trabalho.

  • Fui chamado para Astronomia, mas não era minha primeira opção. Devo fazer matrícula?

    O curso de Astronomia pode agradar aos que têm interesse nas áreas ligadas à Física, mas depende muito dos objetivos e das afinidades de cada estudante. Sugerimos que você se informe mais no nosso site sobre o curso, e que envie suas dúvidas utilizando o formulário abaixo. No dia da etapa presencial da matrícula, professores e alunos veteranos estarão no IAG para responder às suas dúvidas.

 

Tem outras dúvidas? Envie uma mensagem para nós!

Saiba mais:

Dúvidas sobre o processo de matrículaDúvidas sobre o curso de AstronomiaDúvidas sobre o Bacharelado em GeofísicaDúvidas sobre o Bacharelado em Meteorologia