Tire suas dúvidas: matrícula para aprovados no IAG na Fuvest 2016

ATENÇÃO: As informações desta página são destinadas a candidatos ingressantes nos cursos de bacharelado em Astronomia, Geofísica e Meteorologia em vagas oferecidas pelo IAG/USP na Fuvest 2017. Em caso de dúvida, o candidato deverá entrar em contato com o Serviço de Graduação da Unidade (Escola, Faculdade ou Instituto) responsável pelo curso para o qual foi convocado. Consultem sempre o manual da Fuvest para esclarecimentos.

 

  • Fui aprovado na primeira chamada. O que devo fazer?

    Você deve realizar a primeira etapa da matrícula de forma online, no site www.fuvest.com.br, entre 9h de 06/02 e 15h59min de 07/02/2017. Depois, nossos ingressantes deverão participar também da etapa presencial da matrícula, que ocorrerá no IAG (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária). O atendimento será realizado apenas nos dias 13 e 14/02/2017, das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00.
    ATENÇÃO: Este endereço e horário são válidos para os aprovados nos cursos de graduação oferecidos pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Ingressantes dos demais cursos devem consultar no manual da Fuvest os endereços e horários de atendimento de suas respectivas unidades de ensino.

  • Fui aprovado na segunda chamada. O que devo fazer?

    Você deve realizar a etapa presencial da matrícula, que ocorrerá no IAG (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária). O atendimento será realizado apenas nos dias 13 e 14/02/2017, das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00.

  • Fui aprovado na terceira, quarta ou quinta chamada. O que devo fazer?

    Nossos ingressantes convocados a partir da segunda chamada deverão participar apenas da etapa presencial da matrícula, que ocorrerá no IAG (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária). O atendimento para convocados ocorrerá nas seguintes datas:
    - 1ª e 2ª chamadas - dias 13 e 14/02/2017, das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
    - 3ª chamada - dia 21/02/2017, das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
    - 4ª chamada - dia 02/03/2017, das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
    - 5ª chamada - dias 07 e 08/03/2017, das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
    - 6ª chamada - dia 13/03/2017, das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00

  • Quem precisa fazer a matrícula presencial?

    Todos os candidatos aprovados que desejarem ingressar no curso devem fazer a matrícula presencial. Os aprovados em 1ª chamada devem fazer primeiro a matrícula online, no respectivo prazo. Candidatos que não realizarem todas as etapas obrigatórias da matrícula serão excluídos do processo.

  • Onde e quando será a matrícula presencial para os candidatos aprovados?

    A etapa presencial da matrícula para nossos cursos ocorrerá no IAG (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária). O atendimento para convocados ocorrerá nas seguintes datas:
    - 1ª e 2ª chamadas - dias 13 e 14/02/2017, das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
    - 3ª chamada - dia 21/02/2017, das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
    - 4ª chamada - dia 02/03/2017, das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
    - 5ª chamada - dias 07 e 08/03/2017, das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
    - 6ª chamada - dia 13/03/2017, das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00

  • Quais documentos preciso levar na matrícula presencial?

    Os ingressantes devem trazer:

    1. Certificado de conclusão do curso de Ensino Médio ou equivalente e respectivo histórico escolar, ou diploma de curso superior devidamente registrado (uma cópia);
    2. Documento de Identidade oficial (uma cópia);
    3. Uma foto 3 x 4, recente (com ou sem data), com menos de um ano.
    As cópias dos documentos mencionados nos itens 1 e 2 deverão ter sua autenticidade comprovada mediante a apresentação, no ato da matrícula, do respectivo original ou de cópia autenticada.
     
    A documentação do candidato que recebeu bônus pelo Sistema de Pontuação Acrescida (INCLUSP) deverá ser suficiente para comprovar a condição de beneficiário do bônus, ou seja, histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio devem ser suficientes para comprovar a realização integral do referido curso em escola pública no Brasil. Adicionalmente, conforme o tipo de bônus recebido, o candidato deverá comprovar a realização integral do Ensino Fundamental em escola pública no Brasil.
     
    De acordo com o Artigo 24 da Resolução CoG nº 7237, de 27/07/2016:
    O candidato optante pelo Sistema de Pontuação Acrescida e beneficiado pelo bônus PPI-EB deverá, no ato da matrícula presencial, assinar termo confirmando a informação prestada no processo de inscrição como pertencente ao grupo PPI. O não cumprimento dessa determinação poderá implicar o cancelamento de sua classificação no Concurso Vestibular FUVEST 2017 e de sua matrícula junto à USP.
     
    Nos termos da Resolução CoG-7.117 de 23/09/2015, em situações excepcionais, devidamente justificadas e comprovadas, poderá ser aceita matrícula sem a apresentação de certificado de conclusão de Ensino Médio, a qual dependerá da apresentação de documento, emitido por instituição de ensino, que ateste a conclusão do Ensino Médio pelo interessado. Neste caso, o candidato terá 30 (trinta) dias para apresentar o certificado, sob pena de, esgotado o prazo, ser anulado o ato de matrícula.
  • Passei no curso em que quero estudar. O que preciso fazer?

    Se você foi chamado para sua 1ª opção, não há o formulário de opção de matrícula.
    Se você foi chamado para 2ª, 3ª ou 4ª opção, mas decidiu estudar no curso em que foi chamado, deve selecionar Matriculado [S]atisfeito como opção de matrícula na etapa online (1ª  chamada). Atenção: este candidato não concorrerá nas chamadas posteriores para matrícula às outras opções de curso indicadas no ato da inscrição no Concurso Vestibular.
    Lembre-se de cumprir todas as etapas de matrícula de acordo com a chamada da Fuvest.

  • Passei no curso em que aceitaria estudar, mas que não era minha primeira (ou segunda, ou terceira, ou quarta) opção. O que devo fazer para não perder a vaga, mas continuar aguardando ser chamado para os outros cursos que indiquei na inscrição da Fuvest?

    Na etapa online da matrícula (1ª chamada), selecione como opção de matrícula [M]atriculado aguardando nova convocação. Dessa forma, você efetuará a matrícula no curso para o qual foi convocado, mas continuará concorrendo a uma vaga, nas chamadas para matrícula seguintes (até a sexta chamada), às outras opções de curso, observada a ordem de preferência indicada no ato da inscrição no Concurso Vestibular. Atenção: o remanejamento será obrigatório a todos os candidatos que conseguirem ser chamados para opção superior nas chamadas seguintes. Lembre-se de cumprir todas as etapas de matrícula de acordo com a chamada da Fuvest.

  • Passei na minha quarta (ou terceira, ou segunda) opção, mas não tenho interesse em estudar nesse curso. O que devo fazer para não fazer minha matrícula nesse curso, mas continuar aguardando ser chamado para os outros cursos que indiquei na inscrição da Fuvest?

    Na etapa online da matrícula (1ª chamada), selecione como opção de matrícula [D]esistente aguardando nova convocação. Dessa forma, você não efetuará matrícula no curso para o qual foi convocado, mas continuará concorrendo a uma vaga, nas chamadas para matrícula seguintes (até a sexta chamada), às outras opções de curso, observada a ordem de preferência indicada no ato da inscrição no Concurso Vestibular. Atenção: caso você não seja convocado nas chamadas seguintes, não poderá fazer matrícula na vaga que você rejeitou. Lembre-se de cumprir todas as etapas de matrícula de acordo com a chamada da Fuvest.

  • Não posso ir até a USP realizar a matrícula presencial. O que posso fazer para não perder minha vaga?

    A etapa presencial da matrícula deve ser feita pelo próprio candidato ou por procurador legalmente constituído. O procurador deve levar procuração com firma reconhecida, os documentos do ingressante necessários para a matrícula e também o documento de identidade do procurador (todos em cópias e originais, para conferência), e comparecer à USP nos dias e horários de atendimento da matrícula presencial (de acordo com a chamada). Lembre-se de cumprir todas as etapas de matrícula de acordo com a chamada da Fuvest.

  • O que acontece se eu perder o prazo da minha matrícula?

    Candidatos aprovados que não cumprirem dentro do prazo cada etapa de matrícula serão excluídos do processo. Os prazos e as etapas variam de acordo com a chamada para matrícula e podem ser consultados no manual da Fuvest 2017.

  • Sou menor de idade. Posso fazer a matrícula sozinho?

    Sim. Lembre-se de cumprir todas as etapas de matrícula de acordo com a chamada da Fuvest e de trazer todos os documentos necessários para a etapa presencial. A presença de pais ou responsáveis não é necessária, mas muitos gostam de acompanhar os ingressantes no dia da matrícula. Todos são bem-vindos ao IAG, onde também terão a chance de conhecer professores e tirar suas dúvidas sobre o curso.

  • Já tenho matrícula em outra faculdade pública. Posso fazer matrícula na USP?
    Existe uma lei federal proibindo que um estudante ocupe simultaneamente duas vagas em cursos de graduação de instituições públicas e Ensino Superior. Por isso, se você fizer sua matrícula na USP enquanto ainda tem vínculo com outra instituição, deverá efetuar o cancelamento do seu outro vínculo em até 15 dias.
    Sabemos que nem sempre é fácil escolher sua faculdade, e é importante que você pense com calma. Sugerimos que você se informe sobre o curso – temos páginas especiais para cada um deles! No dia da matrícula presencial, você também poderá conversar com professores e estudantes de Astronomia, Geofísica e Meteorologia.
  • Minha escola ainda não me forneceu o certificado de conclusão de Ensino Médio. A declaração de conclusão pode substituir esse documento?

    A apresentação do certificado de conclusão do Ensino Médio é obrigatória, conforme indicado no manual da Fuvest. Muitos de nossos estudantes tiveram sucesso em obter o certificado levando a lista de aprovados da Fuvest para a escola e explicando que o documento é imprescindível para a matrícula. Ingressantes que já tenham concluído curso de nível superior podem trazer o diploma do curso superior devidamente registrado. Confira todos os documentos necessários para a etapa presencial da matrícula.

    Nos termos da Resolução CoG-7.117 de 23/09/2015, em situações excepcionais, devidamente justificadas e comprovadas, poderá ser aceita matrícula sem a apresentação de certificado de conclusão de Ensino Médio, a qual dependerá da apresentação de documento, emitido por instituição de ensino, que ateste a conclusão do Ensino Médio pelo interessado. Neste caso, o candidato terá 30 (trinta) dias para apresentar o certificado, sob pena de, esgotado o prazo, ser anulado o ato de matrícula.

  • Minha escola ainda não me forneceu o histórico escolar do Ensino Médio. Posso fazer matrícula levando apenas o certificado de conclusão?

    NÃO. A apresentação do histórico escolar é obrigatória, conforme indicado no manual da Fuvest. Muitos de nossos estudantes tiveram sucesso em obter o histórico levando a lista de aprovados da Fuvest para a escola e explicando que o documento é imprescindível para a matrícula. Confira todos os documentos necessários para a etapa presencial da matrícula.

  • Como faço para chegar ao IAG?

 

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