Tire suas dúvidas: matrícula para aprovados em Geofísica

  • O que é Geofísica?

    A Geofísica estuda as propriedades físicas da Terra utilizando metodos fisicos relacionados ao calor, magnetismo, radioatividade, gravidade, eletricidade e propagação de ondas elásticas para investigar seu interior, desde as camadas mais superficiais – onde se alojam os recursos minerais (petróleo, minérios, água) – até as porções mais profundas de nosso planeta, que são conhecidas unicamente pelas informações geofísicas.

  • Como é o curso de Geofísica?

    Há disciplinas introdutórias sobre Geofísica logo nos primeiros semestres, mas o currículo também possui fortes componentes de Física, Matemática e Computação. As aulas são oferecidas no próprio IAG e também em outras unidades da USP, como o Instituto de Física, o Instituto de Matemática e Estatística e o Instituto de Geociências.
    A formação do geofísico no IAG inclui atividades práticas em campo e em laboratório.

  • Qual é o horário das aulas?

    As aulas do curso de Geofísica são oferecidas no período diurno. Além das disciplinas obrigatórias, o aluno também deve cursar disciplinas optativas, cujo horário de oferecimento pode variar.

  • Quantos anos dura o curso?

    O curso tem duração ideal de dez semestres e deve ser concluído em no máximo 16 semestres.

  • As aulas são difíceis?

    O curso de Geofísica inclui disciplinas com conteúdos de Física e Cálculo. Essas disciplinas exigem dedicação dos alunos, tanto em frequência como em estudos fora do horário das aulas. Os professores e colegas do IAG podem dar apoio, e grupos de estudos são incentivados.

  • Dá para trabalhar enquanto eu estudo Geofísica?

    Nesses casos, é preciso conciliar o trabalho com os horários de aulas (que acontecem no período diurno) e também de estudo. O IAG incentiva que os estudantes participem de projetos de Iniciação Científica, que oferecem bolsas, e também estágios em instituições especializadas.

  • Existem estágios na área de Geofísica?

    A Geofísica está em crescimento no Brasil e no mundo, e muitas empresas oferecem estágios na área. Além disso, muitos dos nossos estudantes participam de projetos de Iniciação Científica, em que realizam pesquisas sob a orientação de professores do IAG e recebem bolsas.

  • O que faz o geofísico?

    O geofísico é um profissional capaz de planejar e executar levantamentos geofísicos por meio de trabalho de campo para a coleta de dados, análise em laboratórios e interpretação dos resultados. As principais áreas de atuação são empresas de petróleo e gás e de prospecção mineral, além de desenvolvimento de softwares, obras de infraestrutura e trabalhos relacionados a contaminação ambiental.

  • Como é o mercado profissional para o geofísico?

    Atualmente, existe boa demanda de profissionais da área de geofísica no Brasil e no mundo, especialmente relacionado à exploração de recursos como petróleo, gás, minérios e água.

  • Fui chamado para Geofísica, mas não era minha primeira opção. Devo fazer matrícula?

    Depende muito dos seus objetivos e afinidades. Lembramos sempre que a Geofísica exige conhecimentos em Física e Matemática, e também que ela oferece vasta área de atuação para diversos interesses. Sugerimos que você se informe mais no nosso site sobre o curso, e que envie suas dúvidas utilizando o formulário abaixo. No dia da etapa presencial da matrícula, professores e alunos veteranos estarão no IAG para responder às suas dúvidas.

  • Para trabalhar numa empresa de minério ou petróleo, o que a formação em geofísica tem de diferencial em comparação com um geólogo ou engenheiro de minas ou de petróleo?
    O geofisico tem um lugar muito bem definido no mercado, e a grande maioria de nossos egressos está muito bem colocada profissionalmente. O mercado de trabalho para Geofisíca está muito bom, assim como o mercado para geólogos ou engenheiros – mas todos eles variam devido a diversos fatores.

 

Tem outras dúvidas? Envie uma mensagem para nós!

Saiba mais:

Dúvidas sobre o processo de matrículaDúvidas sobre o curso de AstronomiaDúvidas sobre o Bacharelado em GeofísicaDúvidas sobre o Bacharelado em Meteorologia