Tire suas dúvidas: matrícula para aprovados em Meteorologia

  • O que é Meteorologia?

    Meteorologistas estudam a previsão do tempo, mas este é apenas uma de muitas áreas de atuação. A Meteorologia também investiga fenômenos como poluição atmosférica, eletricidade atmosférica, recursos hídricos e mudanças climáticas. Há interfaces com química, oceanografia, meio-ambiente, agricultura e saúde, entre muitos outros.

  • Como é o curso de Meteorologia?

    O aluno tem contato desde os primeiros semestres com disciplinas da área de Ciências Atmosféricas, assim como Matemática, Computação e, mais tarde, Física. As aulas são oferecidas no próprio IAG e também em outras unidades da USP, como o Instituto de Física, o Instituto de Matemática e Estatística e o Instituto Oceanográfico.
    Também são desenvolvidas atividades práticas em laboratórios e na Estação Meteorológica do IAG.

  • Qual é o horário das aulas?

    As aulas do curso de Meteorologia são oferecidas no período diurno. Além das disciplinas obrigatórias, o aluno também deve cursar disciplinas optativas, cujo horário de oferecimento pode variar.

  • Quantos anos dura o curso?

    O curso tem duração ideal de dez semestres e deve ser concluído em no máximo 16 semestres.

  • As aulas são difíceis?

    O curso de Meteorologia inclui disciplinas com conteúdos de Cálculo e Física, que serão aplicados em todo o curso. Essas disciplinas exigem dedicação dos alunos, tanto em frequência como em estudos fora do horário das aulas. Os professores e colegas do Departamento podem dar apoio, e grupos de estudos são incentivados.

  • Dá para trabalhar enquanto eu estudo Meteorologia?

    Nesses casos, é preciso conciliar o trabalho com os horários de aulas (que acontecem no período diurno) e também de estudo. O IAG incentiva que os estudantes participem de projetos de Iniciação Científica, que oferecem bolsas, e também estágios em instituições especializadas.

  • Existem estágios na área de Meteorologia?

    Estudantes de Meteorologia podem realizar estágios em empresas de áreas como previsão e análise, além de computação. Muitos dos nossos estudantes participam de projetos de Iniciação Científica, em que realizam pesquisas sob a orientação de professores do IAG e recebem bolsas.

  • O que faz o meteorologista?

    O meteorologista analisa e processa dados para elaborar a previsão meteorológica para divulgação ao público ou para empresas que atuam em setores como agricultura e transportes, por exemplo. Também atua na área ambiental, envolvendo assuntos como poluição e mudanças climáticas, e no desenvolvimento de instrumentos meteorológicos.

  • Como é o mercado profissional para o meteorologista?

    As Ciências Atmosféricas têm sido cada vez mais valorizadas na sociedade devido a questões regionais (previsão do tempo e qualidade do ar) e questões globais (alterações climáticas, poluição atmosférica, aquecimento global, buraco da camada de ozônio). Os estudantes de Meteorologia no IAG recebem formação versátil, englobando diversas áreas de atuação como Recursos Hídricos, a Agrometeorologia e a Modelagem Atmosférica.
    Alguns dos profissionais formados em Meteorologia pelo IAG atuam em empresas de TI e do mercado financeiro, aplicando conhecimentos adquiridos durante o curso em computação, simulação e tomada de decisão.
    No Brasil, o exercício da profissão de meteorologista é regulamentado pela Lei Federal Nº 6.835, de 14 de outubro de 1980.

  • Fui chamado para Meteorologia, mas não era minha primeira opção. Devo fazer matrícula?

    A Meteorologia compreende uma área de atuação ampla e diversa, e pode atender a pessoas com diversos interesses. Sugerimos que você se informe mais no nosso site sobre o curso, e que envie suas dúvidas utilizando o formulário abaixo. No dia da etapa presencial da matrícula, professores e alunos veteranos estarão no IAG para responder às suas dúvidas.

  • Eu fui aprovado para Meteorologia, mas minha 1ª opção era Astronomia. Existe alguma coisa em comum entre os dois cursos? Poderei cursar matérias de Astronomia pra ter certeza sobre qual delas me interessa mais? 

    Os cursos de Astronomia e Meteorologia têm muito em comum, principalmente os dois primeiros anos. Os alunos de ambos os cursos fazem juntos disciplinas de cálculo, vetores, álgebra linear, física e computação. No curso de Meteorologia há uma disciplina obrigatória de Astronomia, além de várias optativas. E mesmo estando matriculado em Meteorologia, você poderá fazer outras disciplinas da Astronomia.

  • Poderei fazer transferência interna para o curso que era minha primeira opção?

    Ingressantes do vestibular 2015 poderão tentar a transferência interna apenas no ano seguinte. O oferecimento de vagas para transferência depende da existência de vagas ociosas e da disponibilidade de cada curso. Lembre-se que é possível utilizar os créditos das disciplinas que você já cumpriu no seu primeiro curso (por exemplo: se você concluiu com sucesso a disciplina "Vetores e Geometria" como aluno de Meteorologia, não precisará estudá-la novamente como aluno de Geofísica ou de Astronomia).

 

Tem outras dúvidas? Envie uma mensagem para nós!

Saiba mais:

Dúvidas sobre o processo de matrículaDúvidas sobre o curso de AstronomiaDúvidas sobre o Bacharelado em GeofísicaDúvidas sobre o Bacharelado em Meteorologia