20 anos do MASTER - Laboratório de Meteorologia Aplicada a Sistemas de Tempo Regionais

13/11/2014 - 14:00 - 17:00
Auditório IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Desde sua criação, em 1994, o Laboratório de Meteorologia Aplicada a Sistemas de Tempo Regionais – MASTER contribui para a formação dos alunos de graduação e Pós-Graduação do IAG-USP e de várias instituições nacionais e estrangeiras.

O MASTER inovou no tratamento de produtos de sensoriamento remoto, como satélites, e a avaliação de produtos gerados por modelos numéricos de diversos centros, tais como o NCEP dos Estados Unidos, o ECMWF do Reino Unido e o CPTEC-INPE do Brasil. Com o passar dos anos, em função do avanço tecnológico e de parcerias importantes com instituições nacionais e estrangeiras, o MASTER iniciou também, dentro de seu ambiente operacional, integrações com o modelo de mesoescala “Regional Atmospheric Modeling System” – RAMS, hoje com a versão brasileira denominada BRAMS.

Além dos produtos de modelos numéricos, desde a sua criação, o MASTER realiza uma atividade de extrema importância: o armazenamento de diversos produtos de uso rotineiro na atividade de previsão do tempo, tais como sondagens, imagens de satélite, METAR, SYNOP e estações de superfície; sendo referência nacional no fornecimento de dados ou informações para diversos tipos de usuários, desde instituições de ensino e pesquisa até indivíduos interessados em atividades de lazer.

O MASTER inovou, no Brasil e na América do Sul, o conceito de laboratório de suporte ao ensino e à pesquisa em Meteorologia. Os diversos estudantes de pós-graduação que por ali passaram e depois retornaram as instituições de todo o país, usaram a estrutura e o funcionamento do MASTER como modelo para montar laboratórios semelhantes em suas instituições. Hoje o MASTER ainda lidera as atividades inovadoras desse tipo de laboratório e está entre os melhores do mundo no gênero – apoio ao ensino e à pesquisa em Meteorologia.

Programa

14:00 - Abertura: Prof. Dr. Laerte Sodre Jr. (Diretor do IAG/USP), Prof. Dr. Fabio Gonçalves (Chefe do Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG/USP) e Prof. Dr. Pedro Leite da Silva Dias (Coordenador Geral do Laboratório MASTER)

14:20 - Breve histórico e a função do MASTER em pesquisa, ensino e extensão - Prof. Dr. Pedro Leite da Silva Dias

14:50 - Depoimentos da importância do MASTER nas carreiras acadêmicas e profissionais dos convidados