Curso de extensão: Transportes e Qualidade do Ar com vistas às Mudanças Climáticas

03/12/2012 - 14:00 - 07/12/2012 - 18:00
Auditório 1 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

O Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG/USP realiza entre os dias 3 e 7 de dezembro o curso de extensão universitária "Transporte e qualidade do ar com vistas às mudanças climáticas". A coordenação é da Profa. Dra. Adalgiza Fornaro (IAG/USP) e de Pedro J. Pérez-Martinez, PhD (Universidad Politécnica de Madrid) .

O curso tem por fim informar e discutir aspectos da realidade dos grandes centros urbanos relacionando problemas de poluição do ar, mudanças climáticas e transporte de pessoas e cargas, além de abordar uma nova visão que poderá vir a contribuir com a melhora da qualidade de vida a partir de participação efetiva no debate público sobre transportes coletivos e mobilidade na cidade.

As inscrições devem ser feitas até o dia 26/11, de acordo com as instruções do Formulário de Inscrição. O curso tem carga horária de 20 horas e serão oferecidas 20 vagas.

Informações: Secretaria do Departamento, (11) 3091-4713 | 3091-4714 (Fax) - Ana Lucia ou Sonia

Sobre o Curso

Apresentação: Considerando uma abordagem ampla e multidisciplinar nas questões envolvendo a poluição urbana e emissões de gases estufa pelo setor de transporte (seja de cargas como das pessoas) a partir de nosso modelo baseado em transporte rodoviário (queima de combustíveis) os objetivos da disciplina:

1. Estudar o processo de mudança climática aplicada e generalizada aos sistemas de transporte;
2. Conhecer o conteúdo e a evolução dos diferentes indicadores ambientais para os transportes no âmbito de cadeias de fornecimento sustentáveis;
3. Conhecer os efeitos externos do transporte e sua quantificação para acompanhamento;
4. Analisar as políticas e medidas nacionais e internacionais em matéria de transportes;
5. Fornecer uma visão prática dos vários meios de transporte e energias associadas e de eficiência ambiental. Um estudo de caso em infraestruturas de alta capacidade da região metropolitana de São Paulo (RMSP) e com destaque as análises dos resultados dos experimentos em túneis;
6. Analisar as relações entre a qualidade do ar e os transportes no âmbito do planejamento de transportes sustentáveis. A partir de estudo de caso comparativo das cidades de Madrid e São Paulo, onde serão combinados dados de engenharia de tráfego com dados das estações de monitoramento de qualidade do ar.

Coordenador/Ministrantes: Adalgiza Fornaro e Pedro José Pérez Martinez
Público-Alvo: Alunos de graduação e pós-graduação, profissionais ligados à área de planejamento de transporte urbano (CET) ou poluição do ar (CETESB)
Critérios de seleção: Ordem de inscrição, sendo a prioridade para pós-graduandos (10 vagas), profissionais de transporte urbano (CET) ou poluição do ar (CETESB) em atividade (5 vagas) e alunos de graduação (5 vagas). No caso de não preenchimento total das vagas em uma das categorias, estas serão preenchidas por ordem de inscrição na sequência acima.
Critérios de aprovação: Frequência mínima de 85%

Programa:

- Planejamentos do transporte e mudanças climáticas
- Reduções de CO2 no transporte

- Tendências em consumos e emissões
- Efeitos da crise econômica no transporte

- Avaliação dos custos externos
- Redução dos custos externos do transporte

- Eficiência enérgica e ambiental do transporte
- Veículos pesados e experimentos em túneis

- Transporte e qualidade do ar: veículos e combustíveis
- Legislação pertinente no Brasile etapas do Proconve

Bibliografia:
Legislação brasileira e europeia sobre controle de emissões de poluentes e gases estufa e artigos específicos sobre o assunto:
PÉREZ-MARTÍNEZ, P.J., 2012. Energy consumption and emissions from the road transport in Spain: a conceptual approach. Journal of Transport, Taylor & Francis (in print)
PÉREZ-MARTÍNEZ, P.J., MING, D., DELL’ASIN, G., MONZÓN, A., 2011. Evaluation of the influence of toll systems on energy consumption and CO2 emissions: A case study of a Spanish highway. Journal of King Saud University - Science, Elsevier, 23, 301-310.
PÉREZ-MARTÍNEZ, P.J., MONZÓN DE CÁCERES, A., 2011. Transporte y calidad del aire en Madrid. Resultados de las mejoras de la tecnología de los vehículos y de los combustibles en la atmósfera del municipio de Madrid. M+A Revista Electrónica de Medioambiente UCM, 10, 30-39. ISSN 1886-3329.
PÉREZ-MARTÍNEZ, P.J., SORBA, I., 2010. Energy consumption of passenger land transport modes. Energy & Environment, Multi-science, 21 (6), 577-600.
PÉREZ-MARTÍNEZ, P.J., 2010. Freight transport, energy use and emission trends in Spain. Transport Research Record, Journal of the Transportation Research Board, 2191, 16-22.
PÉREZ-MARTÍNEZ, P.J., 2010. Transport and global warming. En: Global Warming. SCIYO, ISBN:978-953-7619-3-2.