Curso de Extensão Universitária: "Tópicos Especiais em Transportes e Qualidade do Ar"

02/12/2013 - 14:00 - 04/12/2013 - 18:00
IAG-USP (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

O Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG/USP recebe até o dia 26 de novembro de 2013 inscrições para o curso de extensão universitária "Tópicos Especiais em Transportes e Qualidade do Ar". O curso é gratuito e exige inscrição prévia.

A proposta do curso é apresentar uma visão do problema atual dos paradigmas do transporte de cargas e passageiros e implicações nas questões das mudanças climáticas, analisando tendências de consumo e emissões de poluentes regulamentados e gases estufa. A parte central será sobre como estimar e analisar os custos externos do transporte e da eficiência energética e ambiental do mesmo, sendo Espanha e Brasil como modelos. Por último serão estudadas as implicações do transporte na qualidade do ar de nossas cidades e a influência de combustíveis e dos veículos.

As aulas acontecem no IAG/USP entre 2 e 4 de dezembro 2013, sob coordenação da Profa. Maria de Fatima Andrade e de Pedro J. Pérez-Martinez.

Descrição e objetivos do curso

Considerando uma abordagem ampla e multidisciplinar nas questões envolvendo a poluição urbana e emissões de gases estufa pelo setor de transporte a partir de nosso modelo baseado em transporte rodoviário (queima de combustíveis), são objetivos da disciplina:

1. Estudar o processo entre mudança climática e os sistemas de transporte;
  2. Conhecer o conteúdo e a evolução dos diferentes indicadores ambientais para os transportes no âmbito de cadeias de fornecimento sustentáveis;
  3. Conhecer os efeitos externos do transporte e sua quantificação para acompanhamento das políticas de transporte;
  4. Analisar as políticas e medidas nacionais e internacionais em matéria de transportes;
  5. Fornecer uma visão prática dos vários meios de transporte e energias associadas e de eficiência ambiental. Apresentar um estudo de caso em infraestruturas de alta capacidade da região metropolitana de São Paulo (RMSP), e com destaque as análises dos resultados dos experimentos em túneis.
  6. Analisar as relações entre a qualidade do ar e os transportes no âmbito do planejamento de transportes sustentáveis. A partir de estudo de caso comparativo das cidades de Madrid e São Paulo, onde serão combinados dados de engenharia de tráfego com dados das estações de monitoramento de qualidade do ar;
  7. Apresentar a estrutura básica de modelos de qualidade do ar, com ênfase no inventário de emissões veiculares;
  8. Discutir os inventários  globais de emissão pelo setor de transporte e os critérios de mudanças climáticas.
Público Alvo
Alunos de graduação e pós-graduação, profissionais ligados à área de planejamento de transporte urbano (CET) ou poluição do ar (Cetesb).

Inscrições
Interessados em participar do curso de extensão devem entregar a ficha de inscrição (.doc) preenchida e assinada para a Secretaria do Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG/USP (Rua do Matão, 1226 – Cidade Universitária – Horário de atendimento: 9:00–11:00 e 13:00–16:00) ou enviar a ficha de inscrição preenchida e com assinatura eletrônica ou digitalizada para o e-mail ana@model.iag.usp.br
São oferecidas 20 vagas (turma mínima: 10 participantes), sendo a prioridade para pós-graduandos (10 vagas), profissionais de transporte urbano (CET) ou poluição do ar (Cetesb) em atividade (5 vagas) e alunos de graduação (5 vagas). No caso de não preenchimento total das vagas em uma das categorias, estas serão preenchidas por ordem de inscrição na mesma sequência.

AnexoTamanho
FICHA DE INSCRIÇÃO29 KB