Curso de Legislação Profissional do CREA-SP

29/05/2015 - 14:00
Auditório 1 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

O Curso de Legislação Profissional, oferecido no IAG pelo CREA-SP, é obrigatório para que o profissional de Meteorologia dê entrada no pedido de registro profissional no sistema CREA. Este registro profissional é necessário em muitas empresas e para todos os aprovados em concursos públicos na área. Haverá certificado de participação, documento necessário para dar entrada no pedido de registro junto ao CREA-SP.

Este curso é especialmente recomendado para alunos em vias de se formar no Bacharelado em Meteorologia, e aberto a quem mais desejar participar.

Histórico
A Câmara Especializada de Agronomia (CEA), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP), em 28/11/91, resolveu que as carteiras de profissionais de nível superior somente deveriam ser entregues àqueles que participassem do curso de Legislação Profissional. Esses cursos são ministrados anualmente ou semestralmente nas Faculdades da modalidade Agronomia e mensalmente na sede do Crea-SP. Posteriormente, tal procedimento foi estendido a todos que solicitem o registro ou visto no Estado de São Paulo.

Atualmente o curso aborda os seguintes pontos:
  • Generalidades sobre Legislação
  • Legislação específica referente ao Sistema CONFEA/CREAs
  • Estrutura do Sistema CONFEA/CREAs
  • Registro dos Profissionais / Empresas
  • Atribuições dos profissionais da área de Agronomia (Eng. Agrônomo, Eng. Florestal, Eng. Agrícola, Meteorologista, Eng. de Pesca e Eng. de Aquicultura)
  • ART – Anotação de Responsabilidade Técnica
  • Código de Ética Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia