Seminário: Os desafios da autonomia universitária - finanças e gestão

31/08/2018 - 13:00
Auditório 2 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

A Diretoria do IAG convida toda a comunidade para participar do seminário "Os desafios da autonomia universitária: finanças e gestão", que será realizado no Auditório "Prof. Dr. Paulo Benevides Soares" no dia 31/08 (sexta-feira).

O evento contará com introdução de Paulo de Tarso Muzy, co-autor do livro "Desafios da Autonomia Universitária: história recente da USP", e do Prof. Ricardo Terra (FFLCH), seguida de debate sobre o tema.

Sinopse

Como a universidade pública paulista implementou a autonomia reconhecida pelo Estado em 1989? Apesar das manifestações de intelectuais, da imprensa e de ações pontuais de dirigentes, a burocracia e as pautas corporativas e populistas insistiram em ancorar a instituição aos padrões estatais, em desacordo com as congêneres internacionais e as possibilidades da autonomia. Recentemente, o crescimento das despesas exigiu que a Universidade criasse uma agenda de reformas para garantir sua autonomia. Embora a Universidade tenha considerado quase sempre o aspecto financeiro do decreto de 1989, ele pode ser, ainda, uma referência para que a instituição modifique sua gestão. São tratados temas como a gratuidade, o processo de nomeação de dirigentes, a flexibilidade dos contratos de trabalho, a avaliação, a representação externa e a prestação de contas, que definirão o modelo organizacional adequado para enfrentar os desafios à universidade no século XXI.

Sobre o palestrante

Paulo de Tarso Artencio Muzy é físico e já ocupou cargos de Secretário de Estado Adjunto e Chefe de Gabinete nas Secretarias de Estado da Agricultura e de Ciência e Tecnologia de São Paulo, além de Presidente da Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam). Atuou também como assessor de gabinete do reitor da USP.