Divulgando ciência: atrair, compartilhar, empolgar

Divulgando ciência: atrair, compartilhar, empolgar

Luiza Caires

Jornal da USP/Ciência USP

Quem foi a primeira pessoa a falar de Ciência para você? Pode ter sido seu pai, sua mãe, um professor, o autor de um livro infantil. Talvez você não se lembre, mas se não fosse por esse primordial divulgador de ciência, é possível que você nem estivesse aqui, fazendo ciência. Mas a divulgação científica, seja feita por pais, professores do ensino básico, personagens de televisão, jornalistas ou, vejam só, até pelos próprios cientistas, não serve apenas para atrair novas "vítimas" para a carreira de pesquisador. Colocar a Ciência como protagonista na esfera pública depende desse esforço. E acho que não preciso argumentar sobre por que o conhecimento científico precisa ser levado em conta nas escolhas que a sociedade faz. O objetivo deste seminário é ajudar quem já está convencido da necessidade de compartilhar ciência com o público, mas não sabe nem por onde começar. Conhecer sim o trabalho de quem já faz isso bem, mas entender que há espaço para trilhar seu próprio caminho. Desmistificar da noção de que "isso não é para mim". Apresentar boas práticas, ferramentas e recursos que estão aí para quem quiser usar. Dos meios tradicionais (jornal, TV, revista) aos novos (mídias sociais, podcasts, canais de YouTube). Mudam detalhes, técnicas, macetes, mas a premissa fundamental é a mesma: saber comunicar. E isso também se aprende.