Encontro Acadêmico Internacional: Cidades, Clima e Saúde

Data: 
05/11/2012 - 14:00 - 17:30
Local: 
Auditório IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Como tema de interesse comum do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas/Incline, a Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP), o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP) e o Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE/USP) realizam no dia 5 de novembro de 2012 o Encontro Acadêmico Internacional “Cidades, Clima e Saúde”.

 
A porcentagem de população urbana mundial atual é de 50,6% e deve alcançar 69,6% em 2050. Na América Latina e Caribe, a concentração urbana é ainda maior, com 79,6% da população vivendo em áreas urbanas, com a perspectiva de chegar-se aos 88,8% até 2050. Isto significa que das 769.229 milhões de pessoas previstas para o ano de 2050 nesta região, 647.683 milhões de pessoas estarão vivendo em áreas urbanas (United Nations 2007). As cidades, portanto, serão as principais protagonistas das previstas alterações climáticas, e nelas os efeitos sobre a saúde da população serão sentidos de forma mais acentuada. O crescimento sem planejamento das cidades e a organização política do espaço muitas vezes movida por interesses diversos vêm ocasionando intensa segregação socioespacial, com aumento das periferias e populações vivendo fora dos padrões regulamentadores de uso do solo. Estes fatores aumentam a vulnerabilidade da população e promovem riscos diferenciados às catástrofes nas cidades (Nunes 2009).
 
O encontro é voltado a docentes, alunos de pós-graduação, pesquisadores e público em geral. Oferece espaço para discussão, reflexão e diálogo para ampliar a compreensão da importância da universidade frente aos grandes desafios contemporâneos, que englobam o planejamento das cidades sob o cenário das previstas alterações climáticas e seus efeitos na saúde, a interlocução com tomadores de decisões para ações integradas nas diversas esferas do governo, e a participação da sociedade civil, para avançar-se significantemente na proposição de soluções.
 
Será oferecido certificado aos participantes inscritos.
 
 
AnexoTamanho
Programa do Encontro Acadêmico Incline (PDF)1.14 MB