INCLINE Spring School: The Soil Water Assessment Tool (SWAT) in the Context of Interdisciplinary Climate Research

24/10/2012 (O dia inteiro) - 26/10/2012 (O dia inteiro)
Sala P-114 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

O INCLINE - Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas organiza curso de treinamento em Soil Water Assessment Tool (SWAT). As vagas são limitadas, e haverá certificado de participação.

Inscrições: até 19/10/12, enviar CV e duas Cartas de Recomendação para Prof. Dr. E. Mario Mendiondo (emmsc.usp.br)

Professores: R Srinivasan & Allan Jones, Texas A & M Univ., EUA
Facilitadores: D Bressiani & I M C Pimentel, EESC/USP
Organizadores: Prof E M Mendiondo, EESC/USP e Tércio Ambrizzi, IAG/USP

Escopo do curso:
Promovido pelo INCLINE/NapMC e coordenado pela EESC/USP e IAG/USP, oferece-se um Curso de treinamento do SWAT desenvolvido pela Texas A&M Univ, EUA, em nível introdutório, visando pesquisas interdisciplinares ligadas a estudos climáticos em várias escalas. As principais ferramentas de SWAT, suas interfases com Sistemas de Informações Geográficas e com exemplos nacionais e internacionas de aplicação.

O modelo SWAT apresenta uma ampla aceitação e utilização em âmbitos científicos, técnicos e de tomada de decisão, sendo um dos modelos biogeofisicos mais populares na atualidade. Seu uso está sendo recomendado na resolução de conflitos sócio-econômicos ligados a aspectos ambientais e legais. Desde 2012, a USP tornou-se co-pioneira em oferecimentos de Cursos SWAT no Brasil, para consolidar pesquisas de fronteira disciplinar no âmbito de pós-graduação e em parceria com agências de fomento à pesquisa. O Curso será ministrado em inglês, com facilitação teórico prática.