Mestrado: Astrofísica estelar para o ensino médio: análise de uma proposta

Data: 
03/05/2018 - 14:00
Local: 
Auditório 2 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)


Defesa de dissertação de mestrado
Aluno: Monica Bandecchi da Fonseca Vieira
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: Astrofísica estelar para o ensino médio: análise de uma proposta

Comissão julgadora
1) Prof. Dr. Jorge Ernesto Horvath – MPEA-IAG/USP
2) Profa. Dra. Sandra dos Anjos - IAG/USP
3) Prof. Dr. Rodolfo Valentim da Costa Lima – UNIFESP/Diadema-SP
 
Resumo

O presente trabalho visa apresentar uma proposta e uma breve análise do potencial pedagógico do tema da Astrofísica Estelar, uma vez que a teoria da formação e evolução das estrelas é uma fusão da astronomia com a chamada "Física Moderna". O tema proposto está idealmente situado para iluminar e reforçar a base física do Ensino Médio (termodinâmica básica, propriedades da luz, gravitação newtoniana, etc.), abordando conceitos da astrofísica estelar na escola, já que eles se relacionam com o conteúdo que os alunos estão aprendendo simultaneamente. O trabalho se desenvolveu a partir da realização de quatro aulas aplicadas em cinco turmas da 2a série do Ensino Médio, totalizando 69 alunos, em uma escola pública da cidade de São Paulo. O tema das aulas se relaciona com a formação e evolução estelar, porém, também foram tratadas questões mais gerais sobre astronomia, como as constelações e o conceito de galáxia, por exemplo, a fim de introduzir o assunto para os estudantes. Toda a atividade foi elaborada a partir de uma apresentação de slides enriquecida com imagens e simulações. Como fonte de dados foram utilizados um questionário inicial e outro final aplicados durante a atividade, além da gravação das aulas e outras anotações, sendo a pesquisadora a própria professora da turma. Foi feita uma análise do aprendizado do grupo como um todo e também um estudo da evolução conceitual de alguns alunos ao longo das aulas. Foi identificada defasagem nos conteúdos de física dos alunos. Nesse sentido, as aulas sobre estrelas contribuíram de alguma maneira para o aprendizado dos alunos, conforme verificado. Os resultados mostraram uma evolução significativa, destacando-se alguns conceitos físicos agora integrados, tais como a luz e a gravitação e outros.

Palavras-chave: Ensino de Astronomia, Ensino de Física, Astrofísica Estelar