Mudanças Climáticas: Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação

25/04/2014 - 14:00
Auditório Abrahão de Moraes do Instituto de Física da USP Rua do Matão, Travessa R, número 187 - Cidade Universitária - São Paulo

Em outubro de 2013, o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), lançou o Sumário Executivo do GT2 - Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação (http://www.pbmc.coppe.ufrj.br) sintetizando e avaliando informações científicas sobre os aspectos relevantes das mudanças climáticas no Brasil, e dessa forma, auxiliando os formuladores de políticas públicas e a sociedade em geral, que necessitam cada vez mais de informações objetivas sobre as causas das mudanças climáticas, seus impactos ambientais e socioeconômicos e as possíveis soluções.
Frente às interferências das ações humanas sobre o ambiente - que atingiram escala global e magnitude sem precedentes, afetando o funcionamento natural do sistema climático, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) vem produzindo relatórios de abrangência global sobre este tema, baseado em uma avaliação criteriosa de pesquisas publicadas em revistas científicas referenciadas. Neste contexto, as mais recentes conclusões foram apresentadas no Sumário para Formuladores de Políticas (SPM) do Relatório sobre Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade às Mudanças Climáticas do IPCC no dia 31 de março em Yokohama, Japão.
  • Analisando os relatórios apresentados, várias questões são formuladas e devem ser respondidas, como:
  • Quais são as principais novidades do relatório sobre impactos, adaptação e vulnerabilidade apresentado este ano em relação ao publicado em 2007?
  • Quais as projeções de mudanças climáticas feitas no relatório para a América do Sul?
  • Quais são os problemas decorrentes das mudanças climáticas que o Brasil enfrenta atualmente ou poderá enfrentar nos próximos anos?
  • Quais são as dificuldades em se implementar políticas de mitigação e adaptação aos impactos das mudanças climáticas?
  • A pobreza e a desigualdade social nos países da América do Sul e no Brasil, em particular, somadas aos impactos das mudanças climáticas projetadas podem ser catastróficas?
A Universidade de São Paulo através do Instituto de Energia e Ambiente (IEE), da Comissão de Estudos de Problemas Ambientais (CEPA) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas (INCLINE) com apoio do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), do Instituto de Física (IF) e do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA realizará no próximo dia 25 de abril o Seminário “Mudanças Climáticas: Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação”. No evento será discutida a participação brasileira na produção do GT2 do AR5 do IPCC; os resultados apresentados nos recentes relatórios do PBMC e, principalmente, quais os impactos sociais e econômicos perante o atual aquecimento global e suas consequências e implicações na mudança do clima.

14h00 Abertura dos Trabalhos
  • Pedro Roberto Jacobi, IEE e FE/USP
  • Sonia Maria Flores Gianesella, CEPA/PRCEU, IEE e IO/USP
  • Tercio Ambrizzi, INCLINE/IAG/USP