Seminários: Monitoramento Climático Jun/Jul 2018 e Análise Lagrangeana do Transporte de Umidade na América do Sul

17/08/2018 - 14:00
Auditório 1 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

O seminário do Departamento de Ciências Atmosféricas terá duas apresentações: o monitoramento climático pelo GREc e o seminário da Dra. Anita Drummond, com detalhamento abaixo.

Parte I: Monitoramento Climático de Junho e Julho de 2018
Apresentação: Bel. Alan Garcia Rosales

Resumo: O Grupo de Estudos Climáticos (GrEC) do IAG/USP apresenta na sexta-feira, 17 de agosto de 2018, o seminário intitulado "Monitoramento Climático de Junho e Julho de 2018". Serão discutidas as principais condições atmosféricas observadas na Estação Meteorológica do IAG/USP (Água Funda, São Paulo) e no Brasil, além da análise de anomalias globais. A discussão incluirá as seguintes análises: anomalias de temperatura e precipitação; extremos de temperatura mínima e máxima; anomalias da densidade de ciclones e anticiclones, índice do Modo Anular Sul; rastreamento de frentes-frias, ciclones e anticiclones; anomalias de temperatura da superfície do mar e evolução do Oceanic Nino Index (ONI) e do Southern Oscillation Index (SOI); anomalias de radiação de onda longa e posicionamento médio da ZCIT; anomalias de circulação em baixos e altos níveis.

Parte II: Análise Lagrangeana do Transporte de Umidade na América do Sul
Apresentação: Dra. Anita Drumond – EphysLab, Universidade de Vigo - Espanha

Resumo: Neste seminário se apresentará uma metodologia lagrangeana para estudos de transporte de umidade atmosférica, com exemplos de estudos para a América do Sul.

Transmissão Online