Seminário: Projeto MCITY Brazil: implementação na região metropolitana de São Paulo, resultados preliminares e perspectivas

Data: 
27/03/2015 - 14:00
Local: 
Auditório 1 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)


O Prof. Dr. Amauri Pereira de Oliveira (Grupo de Micrometeorologia do IAG/USP) apresentará o seminário do Departamento de Ciências Atmosféricas.

Projeto MCITY Brazil: implementação na região metropolitana de São Paulo, resultados preliminares e perspectivas
O projeto MCITY BRAZIL tem com o objetivo principal caracterizar observacionalmente os processos micrometeorológicos e as suas relações com clima das principais regiões urbanas do Brasil e, com isso, estabelecer uma base científica mais precisa para planejamento de ações de mitigação dos seus efeitos ambientais adversos. O projeto MCITY BRAZIL foi implantado em 2013 nas regiões metropolitanas das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro com a instalação de 4 plataformas micrometeorológicas e a realização de 4 campanhas radiossondagens. Neste seminário será apresentada uma revisão dos principais efeitos urbanos na clima de uma região urbana e, como alguns desses efeitos estão sendo investigados no projeto MCITY BRAZIL na Região Metropolitana de São Paulo.