Seminário: Brazilian developments on the Regional Atmospheric Modeling System: 15 anos de atividades operacionais no CPTEC/INPE - NOVA DATA

Data: 
15/06/2018 - 14:00
Local: 
Auditório 1 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)
 
ATENÇÃO: REMARCADO PARA 15/6, EM DECORRÊNCIA DAS DIFICULDADES DE LOCOMOÇÃO EM 25/5.
 
 
O seminário do Departamento de Ciências Atmosféricas será apresentado pela Dra. Ariane Frassoni dos Santos (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos CPTEC- INPE)
 
Brazilian developments on the Regional Atmospheric Modeling System: 15 anos de atividades operacionais no CPTEC/INPE
 
O modelo atmosférico BRAMS (Brazilian developments on the Regional Atmospheric Modeling System) é o principal componente do Sistema de Previsão Ambiental do CPTEC/INPE. O desenvolvimento do BRAMS teve início na Universidade de São Paulo na década de 90 e continuou no CPTEC/INPE a partir de 2003. Sua evolução e de todo o sistema de modelagem ambiental atualmente em operação no CPTEC/INPE é resultado de 15 anos de trabalho de desenvolvimento e pesquisa brasileiros. No presente seminário, será abordada a evolução do modelo BRAMS no CPTEC/INPE em seus 15 anos de operação, culminando na versão mais atualizada, denominada BRAMS 5.4 (ainda em fase de testes), a partir da exposição de trabalhos realizados por diversos pesquisadores. 
 
Young Earth System Scientists Community: desafios no desenvolvimento da carreira de jovens cientistas
 
A YESS Community é uma comunidade de jovens cientistas do sistema terrestre, formada em 2010 por estudantes da Alemanha e hoje conta com mais de 1000 membros ativos. A YESS tem como principal objetivo unificar jovens cientistas das mais variadas áreas do conhecimento que trabalham com as ciências do sistema terrestre, e incentiva-os a fazerem parte de uma grande rede mundial interdisciplinar onde podem trabalhar em conjunto, reforçando a colaboração regional e global e assim aumentar o conhecimento sobre o sistema terrestre e transmitir as informações à sociedade de uma forma que seja mais eficiente e participativa. Neste seminário, faz-se uma abordagem geral dos desafios que permeiam o desenvolvimento da carreira de jovens cientistas e o papel que a YESS pode ocupar neste desenvolvimento.
 
 
 
Transmissão Online