Universidade aberta à Terceira Idade

Meteorologia para a Terceira Idade: O Efeito Fertilizante da Luz Difusa

29/08/2018 - 13:00
Auditório 2 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

O Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG inicia o Ciclo de Palestras de Meteorologia do programa Universidade Aberta à Terceira Idade(2º semestre) com a palestra: "O Efeito Fertilizante da Luz Difusa", apresentada pelo mestrando Jeová Ramos da Silva Junior.

O objetivo do ciclo é a divulgação de grandes temas relacionados às ciências atmosféricas. As palestras acontecem no IAG, na última quarta-feira de cada mês, das 13:00 às 14:00. A palestra é aberta a todos os interessados, não há limite de vagas e necessidade de inscrição.

Meteorologia para a Terceira Idade: Poluição do Ar no Estado de São Paulo Vista do Espaço

27/06/2018 - 13:00
Auditório 2 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

O Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG dá continuidade ao Ciclo de Palestras de Meteorologia do programa Universidade Aberta à Terceira Idade com a palestra "Poluição do Ar no Estado de São Paulo Vista do Espaço", apresentada pelo Dr. Nilton Manuel Évora do Rosário (Unifesp).

ADIADO - Meteorologia para a Terceira Idade: O Funcionamento de uma Estação Meteorológica

30/05/2018 - 13:00
Auditório 2 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

ATENÇÃO: A palestra foi adiada devido à crise de desabastecimento. Novas informações serão divulgadas oportunamente.

O Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG dá continuidade ao Ciclo de Palestras de Meteorologia do programa Universidade Aberta à Terceira Idade com a palestra "O Funcionamento de uma Estação Meteorológica", apresentada pela MSc. Samantha Novaes Santos Martins Almeida.

Meteorologia para a Terceira Idade: A Física das Tempestades e dos Raios

25/04/2018 - 13:00
Auditório 2 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

O Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG dá continuidade ao Ciclo de Palestras de Meteorologia do programa Universidade Aberta à Terceira Idade com a palestra "A Física das Tempestades e dos Raios", apresentada pela Profa. Dra. Rachel Ifanger Albrecht.

Meteorologia para a Terceira Idade: A Radiação Solar e os Impactos na Saúde

28/03/2018 - 13:00
Auditório 2 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

O Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG inicia neste mês as sessões de 2018 do Ciclo de Palestras de Meteorologia do programa Universidade Aberta à Terceira Idade. A primeira palestra será sobre o tema "A Radiação Solar e os Impactos na Saúde", apresentada pela Profa. Dra. Marcia Akemi Yamasoe.

Meteorologia para a Terceira Idade: O que são Mudanças Climáticas? E o que tenho a ver com isso?

30/11/2016 - 13:00
Auditório 1 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

O Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG encerra neste mês as sessões de 2016 do Ciclo de Palestras de Meteorologia do programa Universidade Aberta à Terceira Idade. A oitava palestra será sobre o tema "O que são Mudanças Climáticas? E o que tenho a ver com isso?", apresentada pela meteorologista Paola Gimenes Bueno.

Meteorologia para a Terceira Idade: Como os meteorologistas preveem o clima

26/10/2016 - 13:00
Auditório 1 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

O Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG dá continuidade ao Ciclo de Palestras de Meteorologia do programa Universidade Aberta à Terceira Idade. A sexta palestra será sobre o tema "Como os meteorologistas preveem o clima", apresentada pela Dra. Ana Carolina Nóbile Tomaziello.

Meteorologia para a Terceira Idade: Como meu carro afeta a qualidade do ar que respiramos?

28/09/2016 - 13:00
Auditório 1 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

O Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG dá continuidade ao Ciclo de Palestras de Meteorologia do programa Universidade Aberta à Terceira Idade. A quinta palestra será sobre o tema "Como meu carro afeta a qualidade do ar que respiramos?", apresentada pelo engenheiro Sergio Ibarra.

Meteorologia para a Terceira Idade: Aprendendo a identificar as nuvens e seus significados

31/08/2016 - 13:00
Sala de Aula 03 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

O Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG dá continuidade ao Ciclo de Palestras de Meteorologia do programa Universidade Aberta à Terceira Idade. A quinta palestra será sobre o tema "Aprendendo a identificar as nuvens e seus significados", apresentada pelo meteorologista MSc. Mario Festa (Estação Meteorológica/IAG/USP).

Divulgar conteúdo