I Workshop sobre o Satélite Educacional CubeSat IAG/UFABC

12/11/2014 - 14:00 - 17:30
Auditório IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Este projeto visa planejamento, construção e lançamento de nanossatélite para realizar missão espacial por meio de plataforma orbital de baixo custo. Por se tratar de um projeto didático, os experimentos científicos e a tecnologia adotada devem ser simples o suficiente para que possam ser realizados por estudantes dos cursos de graduação. Da mesma forma, as etapas do desenvolvimento do projeto devem ser executáveis em curtos períodos, para que os alunos envolvidos participem efetivamente de todo um ciclo de obtenção de resultados, mesmo que parciais, desde  planejamento e testes até a aquisição e a análise de dados.

Este é o primeiro encontro dedicado a divulgação e discussões de trabalho do projeto, abertas a todos interessados em conhecer as possibilidades de missões científicas relacionadas com a área de Física da Terra e do Universo.

14:00 | Abertura – Laerte Sodré (IAG/USP)
14:15 | Jackson Maia  - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos/MCT
14:45 | Nilton Morimoto – Laboratório de Sistemas Integráveis – Escola Politécnica/ USP
15:15 | Annibal Hetem – Engenharia Aeroespacial – CECS/UFABC