Mercado de trabalho

                                                         O mercado de trabalho.

 

             No mercado de trabalho, existe uma carência mundial por profissionais da área. No Brasil, a demanda é grande e crescente devido às descobertas nas camadas do pré-sal, aquecendo a indústria do petróleo, bem como na pesquisa mineral.

                                                     

Os mercados empregadores são grandes empresas de petróleo, prospecção mineral, prestadoras de serviços e órgãos governamentais.

                                                                   

 

                                                        

 O salário inicial bruto de um recém-graduado em grandes empresas nacionais e públicas varia de 4 a 5 mil reais e em grandes empresas estrangeiras varia de 5 a 6 mil reais. Esses valores aumentam nos casos de profissionais que tenham cursado pós-graduação (mestrado e doutorado).

                                             Setores de atuação de profissionais de Geofísica.

                                                                              

Atualmente 36% dos formados estão trabalhando em empresas de Geofísica no país ou no exterior sendo que desses, cerca de 18% são profissionais autônomos, mantendo suas próprias empresas ou atuando em nível gerencial. Outros 23% dos formados foram para cursos de pós-graduação no próprio IAG ou em outros centros semelhantes no país ou no exterior e cerca de 6% trabalham no setor de informática, uma vez que o curso fornece sólidos conhecimentos em processamento de dados e permite familiaridade com diversos sistemas computacionais.

Os recursos naturais do Brasil são imensos, mas pouco conhecidos e explorados. O Geofísico pode contribuir para reverter essa situação.

 

- O Geofísico na área de Petróleo.

 

    Encontrar petróleo é uma atividade que envolve o conhecimento de algumas ciências tais como a Geologia, Geofísica, Matemática e Computação. A procura pelo petróleo é realizada de maneira indireta e, neste caso, o geofísico procura uma formação geológica capaz de armazená-lo. As recentes descobertas mostram que na Bacia de Santos há petróleo em camadas profundas denominadas pré-sal.

 

                           

 

 Um dos maiores empregadores de geofísicos são as grandes empresas do setor de  petróleo e gás natural. Empresas como Petrobrás, Shell, OGX, Exxon Mobil, Halliburton, British Petroleum entre outras, são algumas das  que oferecem salários mais atrativos aos profissionais de geofísica.

 

 

 

                                

-O Geofísico na área de prospeccção mineral.

As características físicas e químicas dos minérios (ferro, alumínio, cobre e outros) permitem sua detecção por métodos geofísicos que podem utilizar corrente elétrica , densidade  ou propriedades magnéticas . O geofísico vai até o local de pesquisa com equipamentos para coletar dados que servirão de base para estudos da presença de recursos minerais economicamente viáveis para exploração.

 

 

                              

 

                                                                                  

 

 

 É um setor que tem apresentado crescimento e oferecido oportunidades aos profissionais de geofísica com boas remunerações. As principais são: Vale (segunda maior mineradora do mundo), Samarco, Anglo American, De Beers (maior produtora de diamantes do mundo) entre outras.

 

 

                                                                           

 

 

-Empresas de criação de software para geociências.

Empresas de criação de softwares: algumas empresas produzem softwares específicos para processamentos de dados geofísicos. Os softwares dessas empresas são largamente usados tanto por entidades com fins lucrativos (petrolíferas, mineradoras, empresas de consultoria em geofísica, etc.) como também pela comunidade acadêmica (Universidades e Institutos). Empresas conhecidas no mercado nacional são Geosoft, Landmark e Interprex.

 

                                                                                                      

 

 

-Grandes obras de engenharia.

A Geofísica é de grande importância para conhecer o solo e a subsuperfície de locais onde serão executadas grandes obras de engenharia, tais como hidrelétricas, metrô, usinas nucleares, etc. Para tanto, o geofísico utiliza métodos elétricos, métodos sísmicos e monitora a sismicidade natural.

 

 

                                       

 

-Contaminação Ambiental.

O descarte indevido de resíduos industriais e domésticos no solo tem causado danos ao meio ambiente e à saúde humana. Através dos métodos geoelétricos é possível identificar os locais e a extensão da contaminação. A Geofísica tem sido muito utilizada no monitoramento da contaminação e do saneamento das áreas atingidas.

 

                                                                            

                                  Mapa de isocondutividade apresentando os limites da pluma de
                                    contaminação proveniente de aterro industrial desativado.