Alunos de Graduação

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional permite e incentiva o aluno da USP cursar disciplinas e desenvolver demais atividades acadêmicas em Instituições Estrangeiras de Ensino Superior e Pesquisa. Fazer um intercâmbio de graduação possibilita abrir horizontes, adquirir novos conhecimentos, ampliar oportunidades de empregabilidade, enriquecer o repertório cultural e a experiência individual.

 

Requisitos gerais (podem variar de acordo com o edital)

o   Ser aluno regularmente matriculado na graduação da USP;

o   Ter cursado ao menos 20% e até 90% do número total dos créditos em disciplinas obrigatórias;

o   Bom desempenho acadêmico;

o   Ter domínio do idioma do país de destino.

 

Período de Intercâmbio

o   Seis meses, podendo ser prorrogado para até dois anos, não ultrapassando 04 (quatro) semestres, conforme Resolução CoG nº 4974/02.

 

Responsabilidades do aluno

o   Providenciar passaporte e demais documentos requisitados em tempo hábil;

o   Obter o visto de acordo com as normas de cada país;

o   Passagens aéreas, seguro saúde e moradia serão de inteira responsabilidade do aluno. Algumas universidades oferecem moradia estudantil. Em qualquer caso, toda e qualquer questão referente à moradia deverá sempre ser tratada diretamente entre o aluno e a instituição de destino ou entre o aluno e a administração do alojamento;

o   Entregar a Ficha de Intercâmbio (no anexo abaixo) devidamente preenchida, impressa e assinada no Serviço de Apoio Acadêmico, com antecedência mínima de 10 dias ao início do intercâmbio;

o   Ao retornar o aluno deve apresentar o Relatório de Intercâmbio e Histórico Escolar em que constem todas as disciplinas cursadas no exterior ou uma declaração das atividades desenvolvidas emitida pela instituição/orientador estrangeiro quando o intercâmbio visar exclusivamente pesquisa.    

 

O aluno de graduação interessado em realizar intercâmbio deve pesquisar sobre o país e as instituições de ensino superior que lhe atraem. Além disso, é interessante que o aluno procure por um membro da CCNI para se informar sobre as possibilidades de intercâmbio, principalmente em instituições que já possuem contatos estabelecidos com docentes do IAG. Recomenda-se também que o candidato dê início à busca com a devida antecedência, atentando-se aos prazos de inscrição, critérios de admissão, exigências financeiras e proficiência na língua exigida pelo curso ou estágio. Diante do interesse, o aluno deve verificar ainda, se a instituição possui convênio acadêmico vigente com o IAG ou com a USP.

 

(1)  Instituições Conveniadas

Oportunidades de intercâmbio com instituições conveniadas à USP são disponibilizadas através de editais oferecidos pela AUCANI, cujas inscrições são feitas exclusivamente pelo Sistema Mundus.

É possível pleitear um intercâmbio além dos editais com uma instituição conveniada com o IAG ou a USP, mas cada caso deverá ser analisado individualmente.

Importante: Os processos de seleção não garantem a concessão de apoio financeiro, exceto quando estabelecido no próprio edital. Os convênios do IAG ou da USP não preveem bolsas de estudos. Portanto o aluno deve responsabilizar-se pelas despesas: passagem aérea, estadia, seguro-saúde e pessoais, utilizando recursos próprios ou pleitear bolsa/auxílio financeiro de programas da USP ou externos, observando os editais específicos para este fim. Em geral, os convênios estabelecem o número de vagas, a isenção de taxas escolares e o reconhecimento dos créditos.

(2)  Instituições Não Conveniadas

É possível pleitear o intercâmbio em uma instituição não conveniada através de consultas individuais.

O interessado deve visitar o site da instituição de destino com a finalidade de verificar o que é exigido e oferecido por ela. Em hipótese alguma a USP arca com despesas acadêmicas (taxas, matrícula, mensalidade), nem despesas pessoais ou de transporte do estudante durante seu período de intercâmbio.

 

Entre em contato com a CCNI para maiores informações.

AnexoTamanho
Ficha Intercambio Aluno Graduação IAG.docx111.4 KB