Orientações

(1)  Matrícula

O aluno de graduação que realiza intercâmbio para cursar disciplinas ou fazer estágio no exterior é matriculado em “Cursando Disciplina no Exterior”. Para solicitar esta matrícula o aluno deve entregar a Ficha de Intercâmbio, preenchida e assinada na CCNI (Serviço de Apoio Acadêmico - Sala 303 ADM). 

(2)  Equivalência de disciplinas cursadas no exterior com disciplinas no IAG

Para equivalência das disciplinas (dispensa/aproveitamento de estudos), o aluno deverá preencher formulário no Serviço de Graduação, apresentando:

·         histórico escolar em papel timbrado, carimbo da instituição de origem com assinatura e comprovação do número de horas realizadas.

·         programa da disciplina cursada, com carimbo e assinatura da Instituição de origem.

OBSERVAÇÃO: O encaminhamento para apreciação do pedido somente será feito mediante a apresentação dos documentos acima.

(3)  Validação do intercâmbio

TODO ALUNO que participa de intercâmbio internacional DEVE apresentar relatório impresso e assinado E comprovante de atividades emitido pela instituição estrangeira OU histórico das disciplinas cursadas. Estes documentos devem ser entregues na CCNI/IAG e serão analisados pela Comissão de Graduação para validação do intercâmbio.

O roteiro a seguir é uma sugestão:

I. Nome / Período / Local

II. Introdução: Escrever uma introdução breve (máximo de meia página)

III. Objetivo(s): Descrever os objetivos do intercâmbio

IV. Descrição das atividades: Desenvolver texto descrevendo as atividades realizadas seguindo o roteiro abaixo (sem necessariamente dividir em tópicos)

i)        Descrição da Instituição de Intercâmbio: Descrição do local (cidade, instituição, etc., anexar fotos).

ii)       Atividades desenvolvidas: Comentar as atividades realizadas na Instituição de Ensino/Pesquisa focando: disciplinas cursadas e seus objetivos, créditos obtidos, responsável, equivalência com disciplinas a serem cursadas no IAG, outras atividades desenvolvidas. 

iii)     Relevância do intercâmbio: Comentários sobre a importância do intercâmbio para sua formação.

iv)     Dificuldades e/ou facilidades encontradas.

v)      Trabalhos apresentados (se houver): Descrever resumidamente os trabalhos apresentados, autores e fonte de publicação.

vi)     Visitas realizadas (se houver): Descrever resumidamente as visitas realizadas e a importância para sua formação.

vii)   Contatos realizados (se houver): relacionar a Instituição, os contatos (nome completo) com e-mail e endereço para futuras relações acadêmicas e científicas.

Prazo de entrega: 30 dias após o término do intercâmbio. Não colará grau o aluno que estiver com essa pendência no histórico escolar.