Monitorias, bolsas e auxílios

Estágios

Os cursos de Astronomia, Meteorologia e Geofísica não exigem estágios obrigatórios. Entretanto, estágios em empresas públicas e privadas dessas áreas são incentivados para aperfeiçoar o aprendizado. Os estágios devem ser formalizados através de convênio firmado entre o IAG e a empresa, de acordo com as regras fixadas pela USP na Resolução Nº 5528/2009. Devendo também estar de acordo com a Lei de Estágio 11.788/2008.

Mais informações podem ser obtidas na página de estágios e no Serviço de Graduação.


Monitorias IAG

São atividades desenvolvidas por alunos de graduação, ou de pós-graduação, para auxiliar um professor numa disciplina de graduação que já a tenha cursado, ou cursado uma similar, com bom aproveitamento. Essas atividades podem consistir em preparação de material didático, elaboração de listas de exercícios ou resolução das mesmas, correção de exercícios e plantão de atendimento aos alunos.

A monitoria do IAG é regulamentada pela Portaria IAG.D 038.2007. As inscrições para os alunos são divulgadas semestralmente pelo Serviço de Graduação através de e-mails e cartazes.


Monitoria PEEG (Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação

O objetivo do Programa é incentivar alunos da graduação a aperfeiçoarem estudos em uma área de conhecimento de maior interesse, por meio do desenvolvimento de atividades supervisionadas de ensino. Mais informações podem ser obtidas na página do PEEG.

O PEEG é realizado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP, que oferece outras bolsas para estudantes. Conheça mais no site da PRG.


Outros auxílios

A Superintendência de Assistência Social da USP (antiga Coseas) oferece bolsas e auxílios de alimentação e moradia. Informe-se no site da SAS.


Iniciação Científica

A Iniciação Científica é uma oportunidade para desenvolver, ainda na graduação, pesquisas acadêmicas supervisionadas por um professor. Conheça mais sobre o programa na página da Comissão de Pesquisa do IAG.


Bolsas administradas pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária

Para informações sobre essas bolsas, consulte o site da CCEx-IAG (Comissão de Cultura e Extensão Universitária).