XVIII Simpósio de Iniciação Científica do IAG: trabalhos premiados

A Comissão de Pesquisa do IAG realizou nos dias 22 e 23 de agosto de 2013 a 18ª edição de seu Simpósio de Iniciação Científica.

A abertura contou com apresentação de harpa paraguaia do estudante de mestrado Sergio Daniel Méndez Gaona e palestra do professor Paulo Marques dos Santos, contratado pelo IAG em 1948 e autor do livro sobre a história do Instituto. O professor Paulo Marques dos Santos também recebeu uma Medalha IAG em reconhecimento à sua dedicação ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas.

Foram inscritos no Simpósio 58 trabalhos nas áreas de Astronomia, Geofísica e Ciëncias Atmosféricas, descritos pelos estudantes em apresentações orais e em sessões de painéis. Por iniciativa da CPq/IAG, os painéis permanecerão expostos no saguão de entrada do IAG até o dia 30 de agosto. As pesquisas também podem ser conhecidas no Caderno de Resumos (PDF).

Ao final do Simpósio, foram premiados os melhores trabalhos de cada área:

Astronomia
Título: Estruturação do cabeçalho para imagens geradas pelo instrumento “Brazilian Tunable Filter Image”
Aluno: Rodrigo Trevisan Massera
Orientadora: Profa. Dra. Cláudia Lucia Mendes de Oliveira

Geofísica
Título: Paleomagnetismo e anisotropia magnética do complexo alcalino Planato da Serra (Mato Grosso): implicações para a formação do Gondwana
Aluna: Mariana Scatolin Rossafa Garcia
Orientador: Prof. Dr. Ricardo I. F. da Trindade

Ciências Atmosféricas
Título: Evapotranspiração de referência estimada pelo método de FAO56 – Penman-Monteith e descrição do microclima local para ecossistemas de cana-de-açúcar, cerrado e eucalipto no Estado de São Paulo
Aluno: Tiago Capello Robles