Rara emissão laser é detectada na Nebulosa da Formiga por astrônoma da USP

Um novo estudo sobre a bela Nebulosa da Formiga (também chamada Menzel 3) detectou a emissão de laser de hidrogênio produzida no núcleo deste objeto. A descoberta é relatada em artigo publicado no periódico Monthly Notices of the Royal Astronomical Society que tem a astrônoma Isabel Aleman como autora principal.

Nebulosas planetárias são formadas no estágio final de vida de estrelas de baixa e média massa. Enquanto o núcleo da estrela velha evolui para se tornar uma densa estrela anã branca, suas camadas exteriores são lançadas no espaço, formando fantásticas estruturas de gás e poeira. “Quando observamos Menzel 3, vemos uma estrutura incrivelmente intricada feita principalmente de gás ionizado, mas não podemos ver os objetos no centro que produzem esse padrão”, explicou Aleman, que é pós-doutora no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

Aleman e seus colegas utilizaram dados obtidos com o Observatório Espacial Herschel, da Agência Espacial Europeia (ESA), para desvendarem o que há no núcleo desta nebulosa. “Com a sensibilidade e a ampla faixa de comprimentos de onda do Observatório Herschel, pudemos detectar um tipo muito raro de emissão, o laser de hidrogênio. Sua presença e características revelam a estrutura e as condições físicas no centro da nebulosa”, completou.

A presença desse tipo de emissão indica que a densidade do gás no núcleo da Nebulosa da Formiga é muito alta – pelo menos 10 mil vezes maior do que tipicamente visto em nebulosas planetárias. Para esse gás denso emitir laser de hidrogênio, ele precisa estar muito próximo da estrela central.

“A única maneira de manter o gás suficientemente próximo da estrela é se ele estiver orbitando em um disco ao redor dela" diz Albert Zijlstra, pesquisador da Universidade de Manchester e co-autor do trabalho. "Um disco sugere que a anã branca tem uma estrela companheira, já que é difícil colocar o gás ejetado em órbita a menos que uma estrela companheira o atraia na direção correta."

Artigo no MNRAS: Herschel Planetary Nebula Survey (HerPlaNS): Hydrogen Recombination Laser Lines in Mz 3