Professora do IAG lança segundo vídeo de animação sobre Astronomia e Química

Astrofísica, química e... rock’n’roll. Essa é a receita da animação “Rockstar e o mistério da água”, segunda produção de uma série de vídeos educativos criada por Jane Gregorio-Hetem, professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, e por Annibal Hetem Junior, doutor em Astronomia pela USP e professor da Universidade Federal do ABC, em parceria com o ilustrador e animador Marlon Tenório.

No novo vídeo, o personagem Rockstar interage com os átomos de Oxigênio e Hidrogênio para investigar a formação de moléculas no Universo. O tema é tratado de forma lúdica no vídeo, mas também está sendo preparada uma cartilha de apoio para explicar esse fenômeno de forma mais aprofundada.

“Vimos que os conteúdos do primeiro filme estavam muito densos. Reduzimos bastante a quantidade de informações no segundo vídeo, mas sem abrir mão do rigor científico”, avalia a professora. “Também notamos que a inclusão do diálogo com outros personagens [os átomos] deixou a animação mais divertida.”

Os dois primeiros vídeos foram produzidos com financiamento do CNPq como parte das comemorações do Ano Internacional da Química. Agora, um terceiro vídeo da série com Rockstar será produzido com recursos da linha de fomento Pró-Ensino, da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Como parte do projeto, bolsistas do curso de graduação de Astronomia participarão do desenvolvimento do material didático, reforçando para os estudantes o valor da extensão universitária. “A divulgação científica é uma das formas de retorno ao público sobre os resultados das pesquisas realizadas na Universidade. É importante que os alunos da graduação desde cedo compreendam e valorizem essa atividade”, explica Jane.

A pré-estreia de “Rockstar e o mistério da água” aconteceu em agosto durante uma palestra sobre difusão científica apresentada pela professora Jane no programa de seminários “Astronomia ao meio-dia”, criado pelo Departamento de Astronomia do IAG para atender os alunos de graduação da USP. Agora em setembro, o vídeo também foi disponibilizado no site do Departamento de Astronomia do IAG.