IAG lança livro de Paulo Marques dos Santos sobre a história da Astronomia Observacional no Brasil

Com grande satisfação a Diretoria do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP) comunica o lançamento do livro "UMA RETROSPECTIVA DE 50 ANOS DA ASTRONOMIA OBSERVACIONAL NO BRASIL (1952–2002)", cujo autor é o Prof. Dr. Paulo Marques dos Santos.

Paulo Marques dos Santos faz parte do IAG desde 1947, atuando como meteorologista na Estação Meteorológica que segue instalada no atual Parque Cientec (antiga sede do IAG). Tornou-se docente e pesquisador do Instituto, chefiando o Departamento de Ciências Atmosféricas e tendo participação fundamental na criação do curso de Bacharelado em Meteorologia. Mas sua paixão pela Astronomia o direcionou ao Doutorado na área e à realização de importantes pesquisas, especialmente no campo da radioastronomia.

Este livro começou a ser escrito quando o estimado Professor foi convidado para apresentar a palestra de abertura da  XXVIII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em 2002. A obra é resultado de vasta pesquisa histórica que só poderia ter sido feita pelo próprio Prof. Paulo, que viveu como pesquisador os momentos registrados no texto.

É desejo do autor que esta obra seja disponibilizada aos interessados, amantes da Astronomia e História da Ciência. O e-book pode ser acessado gratuitamente nos sites do IAG e do MAST/MCTI - Museu de Astronomia e Ciências Afins. Uma pequena tiragem impressa será destinada para presentear pesquisadores e Bibliotecas de todo o país.

O IAG agradece ao professor Oscar Toshiaki Matsuura (IAG/USP e atualmente MAST/MCTI), que demonstrou sua competência e amizade ao realizar a detalhada preparação do texto final. As contribuições do professor Roberto Dell'Aglio Dias da Costa, do Departamento de Astronomia do IAG, também foram fundamentais para a participação do Instituto nesta publicação.

Ao professor Paulo Marques dos Santos, o IAG envia calorosos cumprimentos por mais uma relevante realização.

Capa do livro Uma Retrospectiva de 50 Anos da Astronomia Observacional no Brasil

Materiais