Pós-doutorado em Astrofísica de Altas Energias Teórica e Observacional

Estamos aceitando aplicações para bolsas de pós-doutorado FAPESP para começar em 2015, no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) para trabalhar com Elisabete de Gouveia Dal Pino e seu grupo dentro do projeto temático financiado pela  FAPESP "Investigação de Fenômenos de Altas Energias e Plasma Astrofísicos: Teoria, Simulações Numéricas, observações e instrumentação para o Cherenkov Telescope Array (CTA)".
 
O objetivo é estudar fenômenos de magneto-hidrodinâmica e  altas energias  em estrelas, objetos compactos, galáxias e aglomerados de galáxias empregando técnicas analíticas e numéricas, e também envolver-se nos projetos CTA e ASTRI-CTA Mini-Array. Ênfase especial será dada a estudos de aceleradores de raios cósmicos, campos magnéticos cósmicos e turbulência, ventos galácticos e jatos relativísticos, e ao desenvolvimento de programas de ciência para o CTA e ASTRI-CTA Mini-Array. Os candidatos com interesse e experiência em qualquer um dos campos acima, e com  familiaridade com  códigos numericos de magneto-hidrodinâmica e PIC são particularmente encorajados a aplicar. 
 
O IAG-USP é uma Instituição de excelência e uma das líderes em Astrofísica e Cosmologia no Brasil e na América Latina, com uma equipe de 32 professores, 30 pós-doutorandos, mais de 60 estudantes de pós-graduação, e um programa internacional de visitantes. Os candidatos aprovados terão acesso a excelente infra-estrutura de computação.
 
As bolsas de pós-doutorado da FAPESP são isentas de impostos, com um salário anual de 73.720 reais e os custos de mudança tambem são cobertos, bem como 9.600 reais / ano para despesas de viagens e de pesquisa.
 
Os candidatos deverão enviar em formato pdf um curriculum vitae, lista de publicações e uma breve declaração dos interesses em pesquisa via e-mail para:
 
Elisabete M. de Gouveia Dal Pino
dalpino@iag.usp.br
 
Os candidatos deverão também providenciar duas cartas de recomendação a serem enviadas diretamente para o mesmo endereço de e-mail.
 
A seleção de candidatos vai continuar até que as posições  sejam preenchidas. A seleção é por meio de um sistema de revisão por pares.