IAG oferece palestras, atividades interativas e planetário digital na Virada Científica

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP receberá visitantes durante as 24 horas da Virada Científica, evento gratuito que acontece em diversas unidades da USP a partir das 8:00 do dia 11 de outubro (sábado).

“A virada científica será uma grande oportunidade para nós do IAG dividirmos com a população todas as coisas maravilhosas que já descobrimos sobre a nosso planeta Terra e o Universo e tantas outras questões em aberto que ainda nos falta descobrir”, afirmou a professora Elysandra Figueredo, uma das organizadoras do evento no Instituto.

Para aproximar ciência e comunidade, o IAG oferecerá três atividades:

Circuito “Ciências da Terra e do Universo” - das 8h (11/10) às 8h (12/10)
O visitante irá fazer um passeio dentro do IAG, passando por atividades de Geofísica, Ciências Atmosféricas e Astronomia. O visitante iniciará o circuito criando seu próprio terremoto e conhecendo como é feito o monitoramento desses tremores pela Rede Sismográfica Brasileira (atividades oferecidas até a meia-noite de 11/10). Na sequência, participará de uma simulação de emissão de poluentes provenientes da queima de combustíveis fósseis, ponto de partida para uma discussão sobre poluição atmosférica.
Após passar por uma exposição de 20 painéis abordando assuntos desde a Terra até o Big Bang, o visitante chegará a três telescópios para observação do céu noturno. A observação acompanhará o movimento da esfera celeste ao longo de toda a noite, até o nascer do Sol. No início da noite, os visitantes poderão observar os planetas Saturno e Marte, assim como berçários e aglomerados de estrelas. Após as 23:00, será contemplada a Lua em fase de brilho decrescente, saindo da fase cheia e indo para a minguante. Depois das 3:00, o planeta Júpiter poderá ser observado, nascendo do lado leste. Também serão mostradas constelações que podem ser observadas a olho nu, como Escorpião, Sagitário e Órion.
A visita ao Circuito será feita por ordem de chegada, em filas, com liberação de 10 pessoas a cada 15 minutos. Não haverá inscrição prévia.
A atividade de observação do céu ocorrerá a partir das 18:00 do sábado e se estenderá até o nascer do Sol no domingo. Em caso de chuva, a observação do céu não poderá ser realizado e o circuito será encerrado à meia-noite.

O céu que nos envolve - das 10h às 22h (11/10)
As sessões em planetário digital inflável apresentam as constelações como são vistas nos dois hemisférios e interpretadas pelas diversas civilizações ao longo da história da humanidade. Serão reproduzidos também diversos fenômenos celestes como chuvas de meteoro, cometas e asteroides. No encerramento, uma simulação de viagem até a Lua.
A atividade é indicada para o público em geral, com idade a partir de 10 anos. O equipamento, emprestado cedido pela Domo Ciência, tem capacidade para até 50 visitantes por sessão. Serão realizadas sessões a cada hora e meia, com início às 10:00 e a última ocorrendo às 22:00. A participação em cada sessão exige inscrição prévia pelo site do evento.
A atividade poderá ser cancelada em caso de chuva.

Mistérios da Terra e do Universo - sessões às 18h, 19h30 e 21h (11/10)
Três palestras sobre astronomia, geofísica e ciências atmosféricas. É necessário realizar inscrição para cada palestra, pelo site do evento.
o 18:00 - A Dança dos Continentes
o 19:30 - Variabilidade climática e o ciclo da água
o 21:00 - Onze maneiras de ser morto por um buraco negro

O evento – A Virada Científica terá 24 horas de duração, com início às 8h do dia 11 de outubro. A entrada é franca para todas as atrações e não há restrição de idade e público. Serão realizadas mais de 100 atividades, entre oficinas, experimentos, shows, jogos, palestras, sessões de cinema e de planetário – boa parte delas voltadas às crianças.

As atividades ocorrerão em diversas unidades da Cidade Universitária, no Instituto Butantan, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na Faculdade de Medicina (Zona Oeste), na Casa de Dona Yayá, no Centro Universitário Maria Antonia (Centro) e no Parque CienTec (Zona Sul).

Vários museus da USP também estarão abertos ao público com entrada franca: Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC), Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu Republicano “Convenção de Itu”, Museu de Anatomia Veterinária, Museu Oceanográfico, museus do Instituto Butantan e Museu de Geociências.

A expectativa de público é de 10 mil participantes. Dentro da Cidade Universitária, haverá reforço no policiamento e serão disponibilizados ônibus para facilitar o deslocamento dos participantes. Parte dos restaurantes estará em funcionamento no dia do evento. A programação estará no site www.prceu.usp.br/viradacientifica a partir de início de 6 outubro.

--com informações da Assessoria de Comunicação do evento.