O uso de Telescópios na Escola para divulgação da Astronomia

Coordenadora do projeto:  Profa. Dra. Vera Jatenco Silva Pereira

O projeto Telescópios na Escola (TnE) agrega telescópios espalhados em várias regiões do Brasil e se constitui em uma importante ferramenta de ensino, estímulo e motivação para alunos e professores. O TnE visa o ensino em ciências utilizando telescópios robóticos para a obtenção de imagens dos astros em tempo real. Os instrumentos são operados remotamente via Internet o que permite, portanto, a observação a partir da sala de aula. Assim, alunos e professores passam a ser os exploradores: escolhem quais objetos estudar (estrelas, planetas, asteroides, cometas, galáxias, etc.); planejam e fazem as observações, com apoio dos membros do projeto; decidem como trabalhar com os dados e ainda aprendem como fazê-lo. Os projetos pedagógicos integram as áreas de matemática (para correção de medidas, por exemplo), computação, física, química, história, geografia (com estudos sobre regiões e realidades socioculturais dos sítios de observação), antropologia (para estudos comparados sobre a diversidade cultural dos conceitos astronômicos), artes (representação simbólica e plástica de objetos astronômicos), mitologia, etc.
As atividades a serem desenvolvidas pelos alunos bolsistas são totalmente práticas, eles atuarão na melhoria dos meios disponíveis aumentando a capacidade de atendimento e o alcance do projeto, suporte aos usuários, divulgação, dentre outras. Desta forma, as atividades deverão trazer-lhes um crescimento enorme no âmbito do aprendizado dos conceitos específicos bem com o no ensino e divulgação da Astronomia.