Exame de Qualificação

 

O Exame de Qualificação é exigido no curso de Doutorado e Doutorado Direto e segue o Regulamento VIGENTE,  válido a partir de 05/2017.

A inscrição no exame de qualificação é de responsabilidade do estudante.O exame deverá ser realizado até, no máximo, 60 dias após a inscrição, de acordo com o § 2º do Art. 77 do Regimento de Pós-Graduação da USP.

A abertura de inscrições no exame de qualificação é feita uma vez por semestre, com as datas fixadas pela CCP e divulgadas no calendário do Programa de Astronomia.

A inscrição é feita com formulário próprio e depósito da monografia.

O aluno e orientador serão comunicados da composição da comissão examinadora  no máximo 4 semanas após a inscrição. A comissão examinadora será constituída por três membros com titulação mínima de Doutor e designada pela CCP.

Doutorado

1. O estudante de Doutorado deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação durante o período entre 9 e 18 meses após o início da contagem do prazo no curso, em formulário próprio e assinado pelo orientador.

2.  O objetivo do exame de qualificação no Doutorado é avaliar a capacidade do estudante de desenvolver, de forma independente, o seu projeto de Tese, dentro de sua área de pesquisa.

3.  O exame de qualificação consiste de (I) uma monografia escrita impressa e em formato digital, entregue à CPG no ato de inscrição para o exame; (II) apresentação oral do memorial com duração entre 30 e 50 minutos; (III) arguição oral pelos membros da banca de, no máximo, 90 minutos.

4.  A banca examinadora deve ser constituída por três membros, com titulação mínima de Doutor, designada pela CCP. O Orientador e Coorientador (se houver) não podem fazer parte da banca.

Doutorado Direto

1. O estudante de Doutorado Direto deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação durante o período entre 9 e 24 meses após o início da contagem do prazo no curso, em formulário próprio e assinado pelo orientador.

  2.  O objetivo do exame de qualificação no Doutorado Direto é o mesmo do Doutorado. O Exame será́ realizado de acordo com as normas do Doutorado detalhadas acima.

 

O aluno reprovado poderá se submeter a um segundo Exame de Qualificação, dentro do prazo máximo de seis meses da realização do primeiro. Se for reprovado uma segunda vez, o aluno será desligado do Programa.

 

clique aqui para acessar o Regulamento vigente.