Pós-Graduação Acadêmica em Astronomia

 

O curso de Pós-Graduação em Astronomia e Astrofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP) foi implantado em 1973. Um dos primeiros a surgir no país na área, foi resultado da iniciativa de um grupo de pesquisadores brasileiros recém-formados no exterior.

Tradicionalmente, o curso conta com o maior número de alunos (aproximadamente 60) e orientadores (aproximadamente 30) e tem sido responsável pela formação da maioria dos profissionais de Astronomia do país.

Integrado ao ambiente acadêmico da USP, o curso recebe alunos graduados principalmente dos institutos de Física e Matemática, com os quais troca experiências na gestão do ensino e da pesquisa.

Intercâmbio internacional

Os pesquisadores do curso mantêm estreito relacionamento com pesquisadores de outras instituições de pesquisa em Astronomia no Brasil, trocando experiências e recebendo alunos. Além disso, mantêm uma ativa colaboração com instituições internacionais, o que permite aferir constantemente suas perspectivas futuras. Tanto os docentes como os alunos também procuram participar ativamente de eventos internacionais, nos quais apresentam e discutem seus trabalhos mais recentes.