Sobre o Ensino

 

Créditos em disciplinas

Cada disciplina cursada na Pós-Graduação corresponde a um certo número de créditos que são adicionados à ficha do aluno assim que ele é considerado aprovado. Por definição da USP, uma unidade de crédito corresponde a 15 horas de atividades programadas em aulas, exercícios e atividades extras. Na prática, cada uma das disciplinas normais do programa corresponde a 11 créditos.

Para estar apto a apresentar a sua dissertação de Mestrado, o aluno deve completar um total de 100 créditos (44 em disciplinas e 56 na dissertação). 

No Doutorado Direto o aluno deve integralizar 200 créditos (66 em disciplinas e 134 na tese).

O aluno que concluir o Mestrado, reconhecido pela USP, pode se inscrever no Doutorado e para tanto deve completar 22 créditos em disciplinas e 134 créditos da tese.

É possível a incorporação de créditos em disciplinas cursadas fora do programa.

Para mais detalhes, informe-se na Secretaria de Pós-Graduação pelo e-mail cpgiag@usp.br.

 

Disciplinas básicas

O programa de Astronomia dispõe de duas subáreas: 1) Astrofísica e 2) Astronomia Fundamental e Dinâmica do Sistema Solar. O aluno é aconselhado a cursar as disciplinas consideradas básicas para a subárea por ele escolhida.

Na subárea de Astrofísica as disciplinas básicas são: Evolução Estelar, Processos Radiativos, Astrofísica Observacional e Astronomia Extragalática.

Na subárea de Astronomia Fundamental e Dinâmica do Sistema Solar podem ser escolhidas três (3) entre as cinco (5) disciplinas: Teoria Planetária, Astrometria, Teoria das Perturbações I, Astronomia Esférica e Astrofísica Observacional.

Além das disciplinas básicas, o programa dispõe ainda de disciplinas optativas, cuja oferta depende da demanda específica a cada semestre. Normalmente, as disciplinas optativas são focalizadas em aspectos mais específicos da pesquisa de uma determinada área.