Bolsas

Após o  ingresso no programa de pós-graduação em Geofísica, o aluno pode postular uma bolsa de estudo de basicamente 3 agências oficiais distintas:

- FAPESP - http://www.fapesp.br/
- CNPq - http://www.cnpq.br/
- CAPES - http://www.capes.gov.br/

No caso da FAPESP o aluno e seu respectivo orientador devem se dirigir diretamente àquela instituição, que julgará o mérito do pedido baseando-se em critérios próprios de controle e excelência - a solicitação deverá acontecer quando da aprovação do candidato.

As bolsas CAPES e CNPq são distribuídas internamente no programa de Geofísica para os alunos que obtiveram a melhor classificação ou desempenho, conforme indicação do conselho dos orientadores. As bolsas são disponibilizadas novamente para o programa assim que os alunos terminam os seus respectivos trabalhos de mestrado/doutorado.

Existe uma outra modalidade de bolsa, denominada PEC-PG, disponível apenas aos alunos estrangeiros de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo de cooperação cultural e educacional. Para obter esta bolsa, o aluno, estando no seu país de origem, deve se dirigir à embaixada brasileira para realizar a sua inscrição. É necessária a apresentação de um certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (CELPE-Bras). Estas bolsas são concedidas uma vez por ano.

Segundo o calendário da CAPES, as inscrições geralmente ocorrem em agosto, com julgamento em outubro. As inscrições dependem da apresentação de uma carta de aceite do programa de pós-graduação no qual o aluno está interessado. Observe que a carta de aceite do nosso programa só pode ser enviada após o aluno ter sido aprovado no nosso processo de seleção. Portanto, os preparativos para obter esta bolsa devem se iniciar pelo menos 1 ano antes do início da sua vigência para que o aluno possa apresentar todos os documentos solicitados. Consulte o site da CAPES para saber se o seu país está incluído neste acordo e leia atentamente o manual de instrução ali disponível.