Relatórios

Todos os alunos de pós-graduação devem apresentar relatórios semestrais. Estes são avaliados por relatores designados pela CCP quando da apresentação do primeiro relatório, de acordo com o projeto de pesquisa. Caso o relatório seja reprovado, o aluno tem 30 dias para apresentação de um novo relatório após email informativo da Secretária de Pós-Graduação. Não entregar relatório configura reprovação. Dois relatórios consecutivos reprovados implica no desligamento do aluno por insuficiência.

Relatórios de Mestrado

No primeiro semestre o aluno deve cumprir os créditos em disciplinas obrigatórias e definir o seu Projeto de Pesquisa.

No segundo semestre espera-se que o aluno integralize os créditos mínimos em disciplina e inicie a coleta de dados e levantamento bibliográfico.

No terceiro espera-se que o aluno dedique o seu tempo à coleta de dados e obtenção de resultados.

O quarto semestre deve ser dedicado à interpretação dos resultados e redação da sua dissertação. Até o quarto semestre o aluno deve apresentar um Resumo ou Resumo Expandido a ser apresentado em um Congresso da área ou um artigo científico a ser submetido em revista especializada.

Os relatórios de atividades durante o mestrado (RA-M) devem contemplar as atividades abaixo.

RA-M1: O primeiro relatório, entregue no semestre subsequente ao da matrícula, deve trazer o Projeto de Pesquisa detalhado junto com as informações sobre o desempenho em disciplinas e outras atividades. Projeto de pesquisa: redigido pelo aluno, devendo ter no máximo 20 páginas. Conteúdo: resumo (máximo 20 linhas); introdução e justificativa com síntese da bibliografia fundamental; objetivos; plano de trabalho e cronograma da sua execução; material e métodos; forma de análise dos resultados.

RA-M2: No segundo relatório o aluno deverá apresentar o seminário obrigatório, onde serão avaliados o estágio da pesquisa, com relação ao projeto inicial proposto, as deficiências observadas além da apresentação geral seminário (clareza da apresentação, qualidade das figuras, clareza dos objetivos, fundamentação teórica e conclusões). O seminário deverá enfocar os objetivos, a metodologia, os fundamentos teóricos e os dados iniciais obtidos. O seminário será de 50 minutos, seguido de arguição. O seminário é público e a banca é composta do relator dos relatórios e de um membro da comissão de qualificação.

RA-M3: O terceiro relatório deve apresentar os resultados de sua pesquisa, acompanhados de uma avaliação crítica dos dados, interpretação preliminar, e perspectivas. É desejável que o relatório venha acompanhado dos capítulos introdutórios (introdução, geologia da área, fundamentos teóricos, metodologia) da Dissertação.

RA-M4: No final do quarto semestre o aluno deve apresentar a Dissertação.

Relatórios de Doutorado

Doutorado: Os relatórios de atividades durante o doutorado (RA-D) são semestrais, compreendendo um relatório parcial e um relatório anual completo.

RA-D1 (parcial) / RA-D2: No primeiro ano o aluno deve cumprir os créditos em disciplinas obrigatórias. No relatório de atividades deve ser entregue uma revisão bibliográfica (estado da arte) sobre o seu tema de tese. O problema de estudo deverá estar bem delineado já nesta etapa e um plano de trabalho detalhado deverá ser apresentado. É desejável que o aluno apresente resultados iniciais de sua pesquisa.

RA-D3 (parcial) / RA-D4: No segundo ano o aluno deve ter um bom domínio da metodologia a ser utilizada em sua pesquisa. No relatório de atividades deve ser apresentada uma descrição detalhada da metodologia de trabalho, além de resultados já obtidos com comentários sobre a qualidade dos dados e interpretação preliminar. É recomendável que este relatório contenha um esboço de um artigo científico a ser submetido a uma revista arbitrada internacional (título provisório, estrutura básica do artigo, dados a serem utilizados e eventuais dados a serem acrescentados, comentários). Ao final do segundo ano o aluno deverá fazer o seu exame de qualificação. O relatório escrito não precisa ser entregue no semestre em que será realizado o exame de qualificação.

RA-D5 (parcial) / RA-D6: No terceiro ano o aluno já deverá ter adquirido boa parte dos dados referentes à sua tese. No relatório os dados devem ser discutidos em detalhe e a necessidade de dados adicionais deve ser justificada. Ele deverá apresentar um artigo científico completo a ser submetido a uma revista arbitrada internacional.

RA-D7 (parcial: Perspectivas para a conclusão da tese) / RA-D8: entrega da tese ou de boneco da tese.

Doutorado (itens a serem avaliados)

RA-D1/D2:     - Desempenho nas disciplinas

                        - Revisão bibliográfica extensiva sobre o tema de tese*

                        - Definição do Problema de Investigação*

                        - Plano de trabalho detalhado*

                        - Outras Atividades

RA-D3/D4:     - Desempenho nas disciplinas

- Texto sobre a Metodologia de Trabalho*

                        - Resultados (Discussão e Interpretação preliminar)*

                        - Esboço de artigo científico

                        - Outras Atividades

RA-D5/D6:     - Discussão dos resultados obtidos*

- Versão final de um artigo científico*

                        - Outras Atividades

RA-D7:           - Perspectivas para a conclusão da tese *

(*) itens obrigatórios