1ª Etapa: Disciplina Preparação Pedagógica

O interessado em cursar a disciplina deverá efetuar a pré-matrícula no Sistema Janus. [link]
Para saber mais sobre os períodos regulares de matrículas em disciplinas consulte calendário do Sistema Janus [link]

Teórica

(por semana)

Prática

(por semana

Estudos

(por semana)

(em semanas)

(em horas)

Sigla da Disciplina: AGG5900

Nome da Disciplina: Preparação Pedagógica

Oferecimento: Esta disciplina é oferecida somente para alunos do IAG/USP

Número de Créditos: 01

Docente Responsável: Prof. Dr. Jane Cristina Gregório Hetem

Objetivos:

Fornecer informações e práticas iniciais para a formação pessoal, didática e pedagógica dos futuros docentes. 2. Propiciar uma visão crítica dos principais temas de metodologia do ensino superior 3. Promover reflexões iniciais sobre os fundamentos da educação, psicologia da aprendizagem e questões contemporâneas da educação. 4. Sensibilizar o futuro docente para a importância das questões éticas relacionadas à prática docente.

Justificativa:

Alunos de doutorado bolsistas da CAPES tem a obrigatoriedade de cursar uma disciplina de Preparação Pedagógica, além dos Estagiários do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino precisarem cursar esta disciplina para poderem se inscrever como estagiários no Programa PAE.

Conteúdo:

Palestras de professores da Pós-Graduação do IAG direcionadas aos alunos dos cursos de Astronomia, Geofísica e Meteorologia, com ênfase na didática do ensino superior nessas áreas.

Bibliografia:

ALLAIN, L.R. Ser professor : o papel dos dilemas na construção da identidade profissional: Annablume: FUMEC, 2005. ALMEIDA,I.M.M.Z.P . O Ser infante e o Ser professor na memória educativa escolar. In: COLÓQUIO DO LEPSI IP/FEUSP, 4., 2002.(On-line); ALVES, R. Amor ao Saber In: Estórias de quem gosta de ensinar: Papirus, 2005. ; AQUINO, J. R. G. G. Relação professor-aluno: uma leitura institucional. Tese (Doutorado. IPUSP São Paulo, 1995); CHAUÍ, M. S. Ideologia e Educação. In: Educação e Sociedade: Cortez, 1980; CASTANHO,S. & CASTANHO,M.E. Temas e textos em metodologia do ensino superior. FREUD, S. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar. v.XIII: Imago, 1914; FREUD, S. Psicologia das massas e análise do ego. v.XVIII: Imago, 1921. JANOTTI,A. Origens da Universidade: EDUSP, 1992; JOLY, M.C.R.A., SANTOS,A.A.A., & SISTO,F.F.(Orgs.). Questões do cotidiano universitário: Casa o Psicólogo, 2005. LEHMAN, Y. P. Estudo sobre a evasão universitária : as mudanças de paradigma na educação e suas conseqüências. Tese de Livre Docência, Psicologia USP, 2005; MASETTO, M. competências pedagógicas do professor universitário, Summus, 1998; MASETTO, M. & ABREU, M.C. O Professor Universitário em Sala de Aula. São Paulo, MG Editores associados, 1996; MERCURI,E. Estudante Universitário: características e experiências de formação: Cabral Editora e Livraria Universitária, 1986; MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro: Cortez, 2005.POSTMAN, N. O desaparecimento da infância: Graphia, 1999; POZO, J.I. Aprendizes e mestres : a nova cultura da aprendizagem: Artmed, 2002; SOBRINHO, J.D. Dilemas da Educação Superior no Mundo Globalizado: Casa do Psicólogo, 2005. (Os textos específicos de ensino de ciências da natureza/exatas e os que serão trabalhados diretamente em aula serão enviados periodicamente por e-mail).

Forma de avaliação:

Freqüência igual ou superior a 75% e a realização de: 1. Atividade de memória educativa; 2. Plano de aula fundamentado nos temas e práticas abordados na disciplina.

Observação:

Resultados esperados: Ao final do curso o aluno terá em mãos ampla bibliografia com ênfase no ensino superior e deverá estar preparado para: 1. Analisar e buscar de modo crítico informações e bibliografia sobre metodologias de ensino. 2. Elaborar um plano de aula contemplando os temas centrais e as práticas de ensino abordadas no curso. 3. Levar em conta as dimensões epistemológicas e subjetivas para analisar e refletir criticamente sobre suas práticas docentes e discentes. Esta disciplina será oferecida apenas para alunos do IAG/USP.