Dupla Titulação

Co-Orientação de Teses visando à Dupla-titulação

o

A Universidade de São Paulo pode estabelecer parceria com instituições de ensino e pesquisa estrangeiras para a co-orientação de estudantes, visando à preparação de tese de doutorado e dupla-titulação, mediante assinatura de convênio acadêmico internacional que associe a USP à instituição estrangeira e implique reciprocidade. 

Através do CONVÊNIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PARA CO-ORIENTAÇÃO DE TESE DE DOUTORADO, a USP e a Instituição estrangeira firmam o acordo sem especificar o nome do estudante participante. Para cada estudante candidato à co-orientação e dupla-titulação deverá ser firmado termo de compromisso de adesão ao convênio.

O candidato à co-orientação deverá estar regularmente matriculado em curso de doutorado na USP, caso a tese seja elaborada e defendida na USP, ou em instituição estrangeira, caso a defesa ocorra no exterior.  As normas e regulamentos da co-orientação visando à dupla-titulação estão dispostos no Regimento da Pós Graduação da USP (Artigos 135 a 143).

A fim de facilitar este procedimento de cooperação internacional, o Conselho de Pós-Graduação aprovou em sua reunião de 30/04/2008, modelo de minuta de convênio indicativa para a formalização de co-orientação visando à dupla-titulação. Os modelos de minuta e de termo de compromisso disponibilizados pela PRPG contemplam adequações da Consultoria Jurídica da USP e estão em conformidade com o novo Regimento de Pós-Graduação da USP, vigente a partir de 18/09/2008.

Instruções para firmar convênios com universidades estrangeiras para dupla titulação de teses entre unidade da USP e instituições estrangeiras. (link)

Para mais informações acesse: http://www.prpg.usp.br/