O Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia (MPEA)

O Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia (MPEA) foi aprovado pela CAPES em Dezembro de 2012 e iniciou suas atividades em Agosto de 2013.

 

O MPEA pretende contribuir na formação de professores multiplicadores e difusores dos conhecimentos envolvendo as áreas de Astronomia e Cosmologia. Seu objetivo central é fomentar a educação científica e tecnológica, e influenciar decisivamente nos ensinos fundamental, médio e superior, com ênfase na formação científica continuada, na elaboração de material didático e na atualização da estrutura curricular, dentro de uma perspectiva transdiciplinar. 

Também é objetivo  do MPEA  formar recursos humanos para divulgação científica (jornalistas, planetaristas, curadores, agentes culturais etc) e para atuação em museus, parques temáticos, intervenções urbanas e/ou outros espaços mediáticos relacionados à temática astronômica que possam vir a ser criados no futuro.

Em suma, o MPEA visa reunir competências de profissionais de diversas áreas para desenvolver projetos, com temática ancorada em astronomia e cosmologia, que promovam melhorias de grande escala na sociedade, ampliando a visão de mundo e horizonte de conhecimento e ação dos seus cidadãos.

O MPEA está integrado no ambiente acadêmico do Departamento de Astronomia do IAG-USP, cujo corpo docente mantém uma pós-graduação em Astronomia e Astrofísica desde 1973, sendo um dos principais centros brasileiros formadores de pesquisadores na área (Programa nível 7 da CAPES).