Sobre o Ensino

Cada disciplina cursada na pós-graduação corresponde a um dado número de créditos que são adicionados à ficha do aluno assim que ele é considerado aprovado. Por definição da USP uma unidade de crédito corresponde a 15 horas de atividades programadas em aulas, exercícios e atividades extras. Na prática, cada uma das disciplinas normais do programa corresponde a 11 créditos.

Para estar apto a apresentar a sua dissertação de mestrado profissional o aluno deve completar um total de 96 créditos (48 em disciplinas e 48 na dissertação). É possível a incorporação de créditos em disciplinas cursadas fora do programa. Para maiores detalhes informe-se na secretaria de Pós-graduação através do e-mail cpgiag@usp.br.

O programa dispõe de duas sub-áreas: 1) Astronomia na Educação Básica e 2) História da Astronomia e da Cosmologia. Tais sub-áreas cobrem cinco linhas de pesquisa, a saber: (i)   Material Didático para os Ensinos Fundamental, Médio e Superior, (ii) Divulgação Científica em Astronomia e Cosmologia, (iii) Instrumentação, Informática e outras Tecnologias no Ensino da Astronomia, (iv) História e Filosofia da Astronomia e (v) Origem e Evolução da Vida no Universo.

Todos os ingressantes deverão cursar além das disciplinas básicas, 2 disciplinas complementares (de acordo com sua sub-área escolhida) e um curso de tópicos no assunto da monografia.  

É importante também mencionar que nas atividades relacionadas com cultura e extensão, temos docentes atuando no curso semi-presencial de Licenciatura em Ciências, nos tradicionais cursos de extensão universitária (CEUs) e em atividades de atendimento ao público - tanto no Observatório do Campus como no OAM em Valinhos. Na graduação o departamento oferece disciplinas voltadas à formação de professores, para cursos (licenciaturas) de outras Unidades como o IFUSP, o IME, a FFLCH, entre outras. Vários projetos de Iniciação Científica voltados aos programas “Ensinar com Pesquisa” e “Aprendendo com Cultura e Extensão” tem sido desenvolvidos nos últimos anos.

Para promover a cultura científica entre o público em geral, o Departamento de Astronomia  atua na confecção de portais de divulgação, organização de eventos e exposições (tais como as preparadas para o Ano Internacional de Astronomia), curadoria do museu de ciências, Catavento Cultural, entre outras atividades. Ao longo de sua História, o Departamento  tem desenvolvido ampla produção de material didático, como livros-texto destinados à formação de professores e apostilas - de disciplinas de graduação - disponibilizadas on-line, desenvolvimento de software de tratamento de dados destinado a atividades de ensino, e atividades práticas baseadas em imagens astronômicas. O projeto educacional, Telescópios na Escola, envolve várias instituições de pesquisa e de ensino superior, sendo coordenado por docentes do Departamento.