Exame de Qualificação

 

Regulamento VIGENTE (válido a partir de 24/01/2014 e válido também para alunos antigos que optaram pela mudança para o novo regulamento de Programa, baixado pela Resolução CoPGr-6.674):

O Exame de Qualificação é exigido tanto no curso de Mestrado quanto no curso de Doutorado.
A inscrição no exame de qualificação é de responsabilidade do estudante e deverá ser feita dentro do prazo máximo estabelecido pelo Programa neste Regulamento (itens 1.1, 2.1 e 3.1).
O exame deverá ser realizado no máximo 60 dias após a inscrição.
O estudante de pós-graduação que não realizar o exame no período previsto para o seu curso será desligado do Programa, conforme item V do artigo 52 do Regimento de Pós-Graduação da USP.
A comissão examinadora deve ser constituída por três membros, com titulação mínima de doutor, sendo sua composição definida neste Regulamento em cada um dos cursos (Mestrado ou Doutorado).

 1. Mestrado

1.1 O(A) estudante de Mestrado deverá inscrever-se no referido exame num período máximo de 12 meses após o início da contagem de prazo no curso. O Programa organizará dois períodos para a realização do exame durante o ano, sendo um no primeiro e outro no segundo semestre. O calendário para inscrição será divulgado na página do Programa na Internet.

1.2 O objetivo do exame de qualificação no Mestrado é avaliar o conhecimento adquirido em disciplinas e sobre o tema de seu projeto, além da capacidade do(a) estudante em executar seu projeto de pesquisa.

1.3 No Mestrado, o exame consistirá de uma monografia de no máximo vinte páginas e uma exposição oral sobre o projeto de pesquisa, bem como da análise do histórico escolar.

1.4 A monografia deverá ser entregue no Serviço de Pós Graduação em três cópias por ocasião da inscrição do(a) estudante no referido exame.

1.5 A exposição oral, em sessão pública, terá duração mínima de vinte e máxima de trinta minutos, sendo seguida de arguição pela Banca Examinadora, composta pelo Orientador e por mais dois Orientadores do Programa, designados pala CCP.

2. Doutorado

2.1. O(A) estudante de Doutorado deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 20 meses após o início da contagem do prazo no curso.

2.2. O objetivo do exame de qualificação no Doutorado é avaliar a capacidade do(a) candidato(a) de desenvolver, de forma independente, o seu projeto de Tese, dentro de sua área de pesquisa.

2.3 Para o Doutorado, o exame consistirá de uma prova escrita que, caso o aluno obtenha nota mínima (igual a 50% da  nota máxima da prova), será seguida de arguição a respeito da mesma. A arguição será realizada no dia seguinte à prova escrita. Após a arguição desta prova o candidato (a) fará uma exposição oral de no máximo 20 minutos sobre o andamento do projeto de pesquisa. Na avaliação também será considerado o histórico escolar do(a) candidato(a).

2.4 Os conteúdos do exame escrito e da avaliação oral versarão sobre uma lista de, no máximo, seis temas relacionados ao campo de pesquisa do(a) candidato(a), sugeridos pelo(a) orientador(a) e aprovados pela CCP.

2.5 Os temas do exame, bem como a composição da banca examinadora, deverão ser encaminhados pelo(a) Orientador(a) à CCP com antecedência mínima de 10 dias à inscrição no referido exame.

2.6 A Banca Examinadora será composta por três Doutores(as), sendo pelo menos dois deles Orientadores(as) do Programa.

2.7 A CCP indicará o presidente da Banca Examinadora obedecendo, sempre que possível, a hierarquia entre os seus membros.

2.8 O(A) Orientador(a) não poderá fazer parte da Banca Examinadora, servindo apenas como moderador(a) no referido exame.

3. Doutorado Direto

3.1 O estudante de Doutorado Direto deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de  20 meses após o início da contagem do prazo no curso.

3.2 O objetivo do exame de qualificação no Doutorado Direto é o mesmo do Doutorado. O Exame será realizado de acordo com as normas do Doutorado.

O estudante que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo de 120 dias após a realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo de 60 (sessenta) dias após a inscrição. Persistindo a reprovação, o estudante será desligado do Programa e receberá certificado das disciplinas cursadas.


Regulamento (válido até 23/01/2014 e válido também para alunos antigos que optaram por permanecer no antigo regulamento):

O Exame de Qualificação é exigido tanto no curso de Mestrado quanto no curso de Doutorado.

O (A) aluno (a) de pós-graduação que não realizar o exame no período previsto para o seu curso será desligado do Programa, conforme item IV do artigo 54 do Regimento da Pós-Graduação da USP.
Em caso de reprovação no primeiro exame, o (a) aluno (a) deverá realizar novo exame no prazo máximo de 180 dias após a data de realização do primeiro, conforme artigo 79 do regimento de Pós-Graduação da USP.
A composição da banca examinadora do exame de qualificação deverá seguir as mesmas regras impostas no § 4 do artigo 94 do regimento de Pós-Graduação da USP.
As sessões públicas nos exames de qualificação não deverão exceder o prazo de três horas para o Mestrado e cinco horas para o Doutorado. 


Mestrado

O (A) aluno (a) de Mestrado deverá inscrever-se no referido exame num período máximo de 18 meses a partir do início da contagem do prazo do aluno. A partir da data de inscrição, o (a) aluno (a) deverá realizar o exame num prazo máximo de 120 dias. O programa organizará dois períodos para a realização do exame durante o ano, sendo um no primeiro semestre e outro no segundo. O calendário será divulgado na página do Programa na Internet.
O objetivo do exame de qualificação no mestrado é avaliar o conhecimento adquirido em disciplinas e sobre o tema de seu projeto, além da capacidade do (a) aluno (a) em executar seu projeto de pesquisa.
No Mestrado, o exame consistirá de uma monografia de no máximo vinte páginas e uma exposição oral sobre o projeto de pesquisa, bem como da análise do histórico escolar.
A monografia deverá ser entregue na SPG em três cópias por ocasião da inscrição do (a) aluno (a) no referido exame.
A exposição oral, em sessão pública, terá duração mínima de vinte e máxima de trinta minutos, sendo seguida de arguição pela Banca Examinadora, composta pelo Orientador e por mais dois Orientadores do Programa, designados pala CCP.


Doutorado e Doutorado Direto

O (A) aluno (a) de Doutorado deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 18 meses a partir do início da contagem do prazo do aluno. A partir da data de inscrição, o (a) aluno (a) deverá realizar o exame num prazo máximo de 120 dias.
O objetivo do exame de qualificação no Doutorado é avaliar a capacidade do (a) aluno (a) de desenvolver, de forma independente, o seu projeto de tese, dentro de sua área de pesquisa.
Para o Doutorado, o exame consistirá de uma prova escrita que, caso o aluno obtenha a nota mínima (igual a 50% da nota máxima da prova), será seguida de uma arguição. A arguição será realizada no dia seguinte à prova escrita. Após a arguição o aluno fará uma exposição oral de no máximo 20 minutos sobre o andamento de seu projeto de pesquisa. Na avaliação também será considerado o histórico escolar do (a) aluno (a);
O conteúdo do exame escrito e da avaliação oral versará sobre uma lista de, no máximo, seis temas relacionados ao campo de pesquisa do (a) candidato (a), sugeridos pelo (a) orientador (a) e aprovados pela CCP.
Os temas do exame, bem como a composição da banca examinadora, deverão ser encaminhados pelo (a) Orientador (a) à CCP com antecedência mínima de 10 dias à inscrição no referido exame.
A Banca Examinadora será composta por três Doutores (as), sendo pelo menos dois deles Orientadores (as) do Programa.
A CCP indicará o presidente da Banca Examinadora obedecendo, sempre que possível, a hierarquia entre os seus membros.
O (A) Orientador (a) não poderá fazer parte da Banca Examinadora.