AS ESTAÇÕES DO ANO

 

O movimento da Terra é como o de um enorme pião girando ao redor do Sol. A Terra se inclina em sua órbita (essa inclinação é de aproximadamente 23º 27’), sempre para o mesmo lado, percorrendo sempre o mesmo caminho. Uma volta completa demora aproximadamente 365,26 dias, isto é, um ano inteiro. Quando a Terra está em um dos lados do Sol, a inclinação faz com que o hemisfério Norte fique mais próximo dele. Seis meses mais tarde, quando a Terra está no outro lado do Sol, é o hemisfério Sul que mais se aproxima da nossa fonte de luz.

No hemisfério inclinado, qualquer que seja ele, o Sol sobe alto no céu e os dias são longos e quentes: é o verão. No outro hemisfério, mais distante, o Sol se levanta pouco no céu e os dias são mais curtos e mais frios: é o inverno.

No Natal, em dezembro, é inverno no hemisfério Norte. Países como Noruega e Canadá são frios, e a neve cai. As pessoas têm de usar roupas quentes ao sair para a rua. No hemisfério Sul, países como o Brasil festejam o Natal durante o verão. O tempo perfeito para um mergulho no mar.

Perto dos pólos, o Sol não se põe por vários meses durante o verão. Devido à inclinação do eixo da Terra, em países como a Finlândia, há luz do dia durante 24 horas. Essas áreas são chamadas "terras do Sol da meia-noite". Enquanto um pólo tem luz do dia constante, a outra é envolvida no escuro do inverno, onde o Sol nunca se levanta.